Considerado um dos principais aplicativos de exercícios do planeta, o Strava firmou, nesta semana, uma parceria com a Nike em um programa-piloto para estender os serviços de fitness da marca de materiais esportivos para mais usuários.
O acordo também permitirá aos membros dos aplicativos Nike Run Club (NRC) e Nike Training Club (NTC) a possibilidade de acessar seus dados e compartilhar seus treinos na plataforma Strava. Os recursos estarão disponíveis a partir do mês de junho.
A Nike passará a organizar desafios no Strava ainda em meados deste ano, quando será verão no Hemisfério Norte. Os atletas terão condições de acompanhar o próprio progresso e desbloquear recompensas com a marca.
Está prevista ainda a criação de um clube com a marca Nike no Strava, com o objetivo de organizar esses desafios e fazer a curadoria de conteúdo especializado de treinadores e atletas de classe mundial que são patrocinados pela empresa de materiais esportivos.
Camp Strava
O anúncio da parceria com a Nike ocorre na mesma semana em que foi realizado o Camp Strava, em Los Angeles (EUA). Durante o evento anual, líderes da empresa de tecnologia detalharam as novidades de mapeamento do aplicativo e a nova experiência disponível entre os grupos.
“O Strava sempre se aproveitou da força das pessoas para motivá-las a serem mais ativas e ajudá-las a explorar o mundo ao seu redor. Hoje, estamos empolgados em apresentar nossa visão de produto para novas experiências voltadas para a comunidade, construída em torno de grupos e mapeamentos que acreditamos que democratizarão a forma como as pessoas se movem e se conectam pela próxima década”, disse Michael Horvath, cofundador e CEO da empresa.
Atualmente, o Strava reúne uma comunidade global de mais de 100 milhões de pessoas ativas e 750 mil clubes. Segundo o comunicado divulgado pela companhia, a nova experiência trará evoluções na forma como atletas profissionais, criadores, líderes de grupos e marcas se conectam e se envolvem ativamente com pessoas de interesses semelhantes na plataforma.
O objetivo das mudanças é permitir que usuários ativos individuais se conectem com suas comunidades em um espaço mais seguro, com mais controle de conteúdo e privacidade. A nova experiência se iniciará no mês que vem, quando começarão a funcionar também as funcionalidades da parceria com a Nike. Outros recursos, porém, ainda serão lançados ao longo deste ano.
Mapas e rotas
Os novos recursos disponíveis incluem mapas que permitem um planejamento de percurso alimentado por inteligência artificial. Já os detalhes da rota oferecem informações fornecidas pela comunidade, com publicação de fotos para ajudar a determinar qual é o melhor caminho para as necessidades de cada usuário.
Neste ano, entre as novidades previstas, está a publicação de rotas, permitindo que resorts, parques, eventos, profissionais e especialistas locais documentem seus percursos oficiais, com descrições detalhadas, fotos e informações de segurança.
As coleções selecionadas de rotas e lugares poderão ser compartilhadas com amigos ou publicadas nas redes. Já as incorporações atualizadas farão a integração das novas experiências e o conteúdo de mapas do Strava em sites para alimentar notícias, blogs e até mesmo soluções para sinalização física em eventos.
Desde janeiro, a plataforma fez investimentos para implementar a inovação, incluindo a aquisição da Fatmap e a nomeação da diretora de design Anita Butler.
“O Strava está mudando a forma como os mapas são criados e utilizados. É instintivo usar mapas para planejar viagens de carro, mas o diferencial dos nossos mapas é que os estamos construindo para humanos e avançando na acessibilidade de como qualquer pessoa descobre e vivencia o ar livre, seja nas montanhas, ruas da cidade ou parques e trilhas locais”, disse Misha Gopaul, vice-presidente de produtos do Strava e fundador da Fatmap.
“Os avanços tecnológicos transformaram a forma como podemos obter e compartilhar informações, e isso se traduz em mudanças na forma como nos movemos nas nossas comunidades”, completou o executivo.