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TS Summit 2025: Aumento do mercado, “perda do medo” e presença de CBAt e World Athletics marcam o 1º dia

Encontro anual do setor de eventos esportivos participativos organizado pelo Ticket Sports teve início nesta terça-feira (2), em São Paulo (SP)

Sala São Paulo, na região central da capital paulista, foi o local escolhido para receber o TS Summit 2025 - Luhan Grolla / Fotop

A edição de 2025 do TS Summit, evento organizado pelo Ticket Sports, considerado a maior plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos da América Latina, teve início nesta terça-feira (2), na Sala São Paulo, um dos lugares mais icônicos da capital paulista e que recebe o evento pela primeira vez.

O dia começou com pequenos discursos de abertura de Wlamir Motta Campos, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e Guilherme Celso, presidente da Associação dos Organizadores de Corrida de Rua e Esportes Outdoor (Abraceo). Logo depois, foi a vez de Daniel Krutman, CEO do Ticket Sports e colunista da Máquina do Esporte, subir ao palco.

O dia ainda teve outros painéis, como “Improviso e Criatividade”, com o humorista Márcio Ballas; “Marca: Substantivo abstrato”, com Gustavo Arbulu, fundador da Observe Branding & Design; e ainda um stand-up comedy, com Fabiano Cambota.

Para fechar, houve um happy hour patrocinado pela World Athletics, órgão que gere o atletismo mundial.

O que é o TS Summit?

Antes do evento começar, Daniel Krutman bateu um papo com a Máquina do Esporte e explicou o que ele espera da edição de 2025, feita para todos os personagens que fazem parte do ecossistema dos eventos esportivos, mas especialmente para quem os organiza.

“[O TS Summit] é um ponto de encontro no ano para o setor de eventos esportivos participativos. É quando todo mundo para para refletir sobre as dores e as oportunidades que a gente tem de mercado. O que eu espero é que seja um ponto de virada para muita gente, que pensa de um jeito, mas passa a ter informações, conversar, trocar ideias e refletir que pode ser de outros jeitos”, afirmou o executivo.

“A expectativa é gerar mudanças, gerar novos jeitos de pensar e gerar bons negócios também, porque todo mundo que vem aqui tem interesse em fazer o próprio negócio prosperar. Então, o Summit serve para compartilhar informação, falar de boas práticas e promover muitas conversas e muitos encontros que só acontecem uma vez por ano”, acrescentou.

Durante sua palestra de abertura, Krutman chamou atenção para alguns dados, em especial para o aumento do mercado. Segundo o Ticket Sports, em 2025, a cada 100 pessoas, 49,6, ou seja, praticamente metade, nunca tinham ido a um evento esportivo até o início deste ano.

Além disso, até o momento, o número de inscrições realizadas já ultrapassou 7,5 milhões, e o número de evento superou a barreira dos 11,2 mil (um aumento de 32,24% em relação a 2024). Para o CEO, os números demonstram como o mercado vem crescendo e gerando oportunidades cada vez maiores para os organizadores.

Daniel Krutman divulgou dados sobre o mercado de eventos esportivos no TS Summit 2025 – Luhan Grolla / Fotop

Medo de quê?

Outro dado divulgado por Krutman foi de que a média nacional de receita com inscrições por evento chegou a cerca de R$ 97,6 mil. Para uns, isso pode ser muito, para outros, pouco.

Independentemente das opiniões divergentes, o executivo decidiu fazer uma provocação, motivado por um comentário visto por ele em uma rede social, em que uma corredora pediu que as organizadoras mostrassem as planilhas de gastos, ao reclamar que as inscrições estão muito caras em detrimento do que oferecem entre kit, prova e pós-prova.

“Por que a gente não conta? A gente tem medo? Do quê?”, questionou.

Entre os números que o executivo afirmou que as organizadoras deveriam divulgar estão “quantas pessoas trabalham no evento”, “quanto custa uma camiseta de corrida boa” e “ o que compõe uma estrutura médica”, entre outros. O objetivo seria que os participantes de eventos esportivos passassem a ter uma ideia clara dos motivos que levam ao aumento das inscrições.

Daniel Krutman foi o responsável pela palestra de abertura do TS Summit 2025 – Luhan Grolla / Fotop

Sala São Paulo e World Athletics

Na conversa com a Máquina do Esporte, Krutman ainda aproveitou para explicar a escolha pela Sala São Paulo e a parceria que se transformou em patrocínio da World Athletics.

“A escolha da Sala São Paulo tem a ver com o fato de a gente achar que os eventos esportivos são patrimônios das cidades, então a gente quis fazer uma referência a isso fazendo o Summit deste ano em um patrimônio da cidade de São Paulo, que é a Sala São Paulo, um templo, nesse caso aqui, de música e de cultura, e que a gente quer que seja um templo também de bons debates, boas discussões, dessa vez para falar de esporte, de tecnologia e futuro dos negócios esportivos”, ressaltou.  

“A World Athletics é uma parceira de visão global do negócio. A gente conversa muito com eles sobre o que vai acontecer e também passa muitas informações do Brasil e da América Latina. Eles quiseram estar aqui não só como conteúdo, mas também disponibilizando uma experiência, que é o happy hour desse primeiro dia, para dizer que eles estão aqui no Brasil. Para a World Athletics, é importante estar no Brasil e é importante marcar esse espaço. Foi daí que veio essa ideia do patrocínio e pra gente é uma honra enorme”, completou.

Natacha Manchado, gerente de projetos de corrida da World Athletics e única brasileira a trabalhar atualmente na entidade, também falou sobre a importância da presença e do patrocínio pelo lado do órgão que gere o atletismo mundial.

“É bastante importante pra gente estar nesse evento principalmente junto com a comunidade da corrida, com os organizadores, mas também com as federações. É importante que a gente possa mostrar o que tem acontecido no mundo, uma visão global da corrida, e mostrar como a gente pode fazer algumas coisas diferentes e melhor. Não precisa reinventar a roda, então a gente traz algumas coisas que já vêm acontecendo e que podem ser utilizadas aqui no Brasil”, destacou.

“A gente entende que o happy hour é um evento social dentro do Summit e isso faz com que a gente estimule um pouco essa conversa com a comunidade. Mas o principal mesmo é a gente aprender junto, a World Athletics estar junto com os organizadores e com as federações”, concluiu.

CBAt

A CBAt também marcou presença no primeiro dia do TS Summit, representada pelo presidente Wlamir Motta Campos. O dirigente também conversou com a Máquina do Esporte e falou sobre a importância do evento.

“É um evento extremamente importante, que reúne diversos stakeholders desse ecossistema gigantesco e fantástico que é a corrida de rua. São temas super-relevantes, já que vamos falar de esporte, gestão, marketing, business e saúde, e é um projeto que contribui muito para o desenvolvimento de todo o ecossistema da corrida de rua no nosso país”, disse Campos.

Wlamir Motta Campos fala durante o primeiro dia do TS Summit 2025 – Luhan Grolla / Fotop

Por fim, o presidente da CBAt ainda fez questão de citar o Mundial de Atletismo, que será disputado de 13 a 21 de setembro, em Tóquio, no Japão. O Brasil estará representado por quase 50 atletas em um evento que contou com um investimento maciço do país-sede.

“Nunca se investiu tanto em um Campeonato Mundial de Atletismo. O governo do Japão, através do Comitê Organizador, investiu US$ 200 milhões para a realização desse evento. 200 países presentes, mais de 2 mil atletas, então, certamente, um dos maiores eventos esportivos do mundo esse ano. O Japão vai fazer a festa que ele esperava fazer nos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas não foi possível por conta da pandemia”, finalizou.

2º dia

Nesta quarta-feira (3), o TS Summit terá o segundo e último dia de evento. Veja abaixo a programação completa:

9h: Café de Boas-Vindas
10h: Painel: Pelo bom humor e criatividade na essência da conversa do esporte, com Tio Mayco (Canal Corredores), Joelson (Corredor Irônico) e Silvio Boia (Programa Kilometragem), além de Karina Teixeira (Corredora da Vida Real) como moderadora
10h40: Strava: Clubes e Comunidades, com Rosana Fortes, diretora-geral do Strava no Brasil
11h: Palestra da Milk, com Ricardo “Cado” Santos e Ju Cassino (Agência Milk)
11h50: Painel: Muito além dos 15km: Os 100 anos da São Silvestre vistos de dentro, com Erick Castelhero, Marcos Yano e Maria Zeferina Baldaia, além de Poliana Okimoto como moderadora
12h40: Almoço
14h: Talks, com Gustavo Marion (CEO e fundador do MyDose App); Igor Arantes (CEO e fundador da Bee Sports e idealizador da Maratona Internacional de Goiânia); Tony Muknicka (presidente da Proeesp e diretor da SBS Sports); e Dra. Ana Paula Sierra (médica do esporte)
15h: Números e tendências globais da indústria da corrida, com Natacha Manchado (gerente de projetos de corrida da World Athletics)
15h50: Coffee Break
16h20: Painel: Como cidades fora do eixo de capitais estão conquistando espaço no cenário nacional?, com Guto D’Ottaviano (fundador da Noblu Sports Marketing Esportivo), Guilherme Celso (presidente da Abraceo e CEO da Chelso Sports); Luciana Pepper (CEO da Pepper Sports Brasil); e Cleber Castro (presidente da Federação Baiana de Triatlo)
17h10: Construindo valor através do branding, com Ana Couto (referência em branding e CEO da agência Ana Couto
18h10: Motivação e inovação em meio a desafios, com Amyr Klink (navegador e escritor)