A Vivo anunciou, nesta sexta-feira (4), um acordo de patrocínio com a World Trail Races (WTR), liga de esportes de montanha que existe há 10 anos e conta com provas de trail run, mountain bike e duatlo. A estreia será nos dias 19 e 20 de outubro, na etapa de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, no interior paulista, e o contrato se estenderá por toda a temporada de 2025.
De acordo com a Vivo, o compromisso com a sustentabilidade, um dos pilares da WTR, foi um dos motivos para o fechamento da parceria, a primeira da marca nos esportes de montanha. A operadora enxerga que a implementação de novas iniciativas que possam impactar menos o meio ambiente, as trilhas e as cidades que sediam as etapas, foco constante da WTR, tem total sinergia com os objetivos da marca
Para se ter uma ideia, a gestão eficiente de resíduos gerados durante os eventos da World Trail Races já atingiu um marco histórico, tornando-os os primeiros eventos de esportes outdoor do país a atingir a meta de lixo zero. Na última etapa (SH apresenta WTR Floresta da Tijuca), realizada em 7 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ), a taxa de desvio de aterro sanitário foi de 93,4%, resultado do compromisso da WTR com o pilar de ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa).
Um evento lixo zero significa que ele é planejado e executado com o objetivo de minimizar, ao máximo, a geração de resíduos, com redução, reutilização e reciclagem de materiais. O intuito é enviar o mínimo possível de lixo para aterros sanitários ou incineradores, com taxa de desvio de resíduos de pelo menos 90%.
“A parceria com a WTR e sua plataforma multimodalidades, que une esporte, ecoturismo e sustentabilidade, reforça o posicionamento da marca no que tange à importância da preservação ambiental e conscientização das pessoas sobre o futuro que iremos deixar para as próximas gerações”, explicou Marina Daineze, diretora de marca e comunicação da Vivo.
“A chegada da Vivo reforça a consolidação da WTR como uma liga de esportes de montanha que constrói engajamento entre os propósitos das marcas e também com essa comunidade de atletas ávida por sustentabilidade, ecoturismo, esportes e bem-estar”, salientou Pedro Dau de Mesquita, CEO da 213 Sports, vertical de esportes da V3A, uma das realizadoras e promotoras da World Trail Races.
Vale lembrar que a Vivo ainda possui outros diversos investimentos no marketing esportivo. A lista conta com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e as seleções brasileiras masculinas e femininas de futebol, beach soccer, futsal e e-Sports; Comitê Olímpico do Brasil (COB); Confederação Brasileira de Ginástica (CBG); World Surf League (WSL), com direito aos naming rights do Vivo Rio Pro, em Saquarema (RJ); a etapa brasileira da Street League Skateborading (SLS); Stock Car; Sertões; e o circuito de corridas de rua Santander Track&Field Run Series, entre outras iniciativas.