Yescom muda estratégia e não organizará São Silvestre após mais de 20 anos

Disputada sempre no último dia do ano, prova é a mais tradicional entre as corridas de rua no Brasil - Divulgação

Uma das mais tradicionais organizadoras de corridas de rua do país, a Yescom anunciou, nesta segunda-feira (11), que não será mais a organizadora técnica da Corrida Internacional de São Silvestre. A parceria durou mais de 20 anos e deixa de existir no ano em que a prova mais conhecida do Brasil chegará à 99ª edição.

Em um comunicado enviado à imprensa, a Yescom confirmou o fim da parceria por conta de uma mudança estratégica de diretriz da empresa.

“Depois de cumprir, em 2022 e 2023, com todos os seus compromissos comerciais e promocionais que ficaram ‘congelados’ na pandemia, a Yescom inicia este ano com mudanças estratégicas e novos modelos de negócios no novo ciclo. Nele, que engloba o período de 2024 a 2027, a promotora focará em eventos que tenham resultados para boas entregas, sendo eles os eventos proprietários, eventos com naming rights e eventos em que a Yescom é licenciada”, afirmou a organizadora.

No primeiro grupo, estão os eventos proprietários, como a Meia-Maratona de São Paulo, a Maratona de São Paulo, a Meia-Maratona do Rio de Janeiro e a Volta da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), entre outros. No segundo, provas com naming rights, como as Dez Milhas Garoto, em Vitória (ES) e Vila Velha (ES), entre outras. E no terceiro, os eventos em que a própria empresa é licenciada, como a Corrida Mulher-Maravilha, Batman e Corrida Cartoon, entre outros.

Já seguindo essa estratégia, haverá novidade, como a Harry Potter Family Run, a primeira do gênero, e as primeiras provas temáticas para a Globo, com as marcas Sportv Run, Cartola e Multishow. Neste novo momento, já iniciado em janeiro deste ano, a empresa, também por uma decisão estratégica e comercial, revelou que “não tem mais interesse em organizar eventos e renovar contratos que não se enquadrem nestes modelos”. Um dos exemplos é justamente a São Silvestre, que deverá ter uma nova organizadora anunciada em breve.

A Yescom informou ainda que as Expos da Maratona de São Paulo, Meia do Rio e Volta da Pampulha, a partir de 2025, não serão exclusivas do mercado de corrida de rua, mas sim para todo o segmento de esporte.

Maratona Internacional de São Paulo

No mesmo comunicado, a Yescom deu mais detalhes sobre a 28ª edição da Maratona Internacional de São Paulo, que será disputada no próximo dia 7 de abril. A prova atingiu a meta prevista de participantes para as quatro distâncias disponibilizadas (42k, 21k, 10k e 5k), confirmando a relevância cada vez maior do evento no calendário nacional.

Primeira prova de São Paulo com o Selo World Athletics e até agora a mais rápida do país no gênero, a corrida terá mais uma vez largada e chegada em frente ao Parque Ibirapuera, próximo ao Obelisco, com transmissão ao vivo. Vale lembrar que, desde 2002, a prova detém o recorde de tempo em uma maratona corrida no país, com Vanderlei Cordeiro de Lima, que fechou aquela edição em 2h11min19.

Na edição de 2024, a lista de patrocinadores conta com Olympikus, Assaí Atacadista, Drogaria São Paulo, Smart Fit, Movida, Itambé, Polpanorte, Powerade, Café 3 Corações, Montevérgine, Dois Cunhados Hortifruti e Black Skull, entre outros.

Sair da versão mobile