O retorno de Fernando Alonso começa a render dividendos para a Renault. Na última segunda-feira, dia em que foi anunciada a contratação do bicampeão mundial de Fórmula 1, a bolsa de Paris registrou um aumento de 4,6% nas ações da escuderia francesa. Além disso, o time chefiado por Flávio Briatore espera lucrar com a venda de artigos relacionados ao piloto espanhol. No site da equipe já está à venda um boné com o nome de Alonso ao custo de US$ 40 (cerca de R$ 70). Na última temporada, o mesmo produto com a inscrição Giancarlo Fishichella era vendido a US$ 18 (R$ 31). O banco ING, principal patrocinador da Renault, também espera colher bons frutos com a dupla de pilotos formada para 2008. Com um faturamento estimado em US$ 9 bilhões no ano passado, o grupo financeiro comemorou a chegada de Alonso e de Nelsinho Piquet para seguir a tendência ascendente nas receitas. “Damos as boas-vindas a Fernando e Piquet. Com nosso patrocínio à Renault, conseguimos aumentar a percepção e a disposição dos consumidores para adquirir os produtos oferecidos pelo ING”, disse Isabelle M. Conner, diretora de patrocínio do banco. A confimação de Piquet como segundo piloto também movimentou a departamento comercial da equipe. A Telmex, que havia condicionado um acordo publicitário à “promoção” do brasileiro (ex-piloto de testes), anunciou que irá patrocinar o time francês na próxima temporada. O contrato, que afasta qualquer possibilidade de um novo compromisso com a Telefónica, não teve seus valores divulgados.