Uma das imagens que o povo do Nordeste passa, não só para o resto do Brasil, mas para o mundo, é de ter um povo festivo. Para comprovar essa teoria, o América-RN tem como principal objetivo de marketing nesta volta à Série A transformar os jogos em que for mandante numa espécie de show. Segundo Eric Gurgel, diretor de marketing do clube, os trabalhos envolvendo a promoção de uma partida no estádio Machadão, em Natal, têm o mesmo esquema envolvido em concertos de música e eventos do gênero. ?A gente trata os jogos como um show ou uma grande festa. Aqui em Natal, quando vem o Chiclete com Banana, tem mídia impressa, panfletagem, rádio e TV. Para estimular a nossa torcida, nós fazemos essa mesma estratégia?, diz Gurgel. O know-how para esse tipo de atividade começa no próprio presidente do clube, Gustavo Carvalho. Além de ser o mandatário do América e deputado estadual, o dirigente também é um dos responsáveis pela realização do Carnatal, ?um dos maiores carnavais fora de época do país?, nas palavras de Gurgel. Por conta disso, a marca do evento também aparece no uniforme da equipe. Assim como no show citado pelo diretor de marketing do América, o clube anuncia seus jogos em todas as rádios FM da capital potiguar e realiza sorteios de ingressos em cada um delas. E, ainda, utiliza lojas da rede de restaurantes Pittsburg, outro patrocinador do clube, para vender entradas para as partidas. ?Aqui em Natal a Pittsburg vende mais que McDonald?s, Bob?s e Burguer King. Então nós aproveitamos esse sucesso para instalar um ponto de venda nas lanchonetes. Com todo esses trabalho, nós conseguimos colocar sempre mais de 15 mil pagantes em cada jogo, mesmo não estando muito bem no campeonato?, explica o executivo. Atualmente, o clube potiguar ocupa a última colocação. Mesmo assim, segundo dados da CBF, que ainda não contabiliza o jogo contra o Corinthians, no último domingo, o América-RN tem a quarta melhor média de público (18.788 pessoas), mas ostenta a melhor média de arrecadação de todos os participantes da Série A (R$ 314.805,00). Ainda de acordo com a CBF, a partida entre América e Vasco, no dia 13 de maio, foi o terceiro maior público da competição (26.429 pessoas), atrás apenas de Fluminense x Sport (28.263 espectadores) e ainda Grêmio x Sport (28.128 pessoas). Para cativar o torcedor, o América não se limita apenas a se empenhar na divulgação e criar ferramentas atrativas para a comercialização de ingressos. Sem muitas opções no estádio do Machadão, o clube utiliza soluções simples para incrementar os seus jogos. ?Durante os jogos fazemos uma queima de fogos especial, bem diferente da tradicional. Isso já virou até nossa marca registrada. Além disso, para interagir com o torcedor, fazemos no intervalo a promoção ?Gol do Dragão?. Convidamos dez sócios para tentar marca um gol do meio de campo. Quem conseguir ganha uma camisa oficial. Essas ações mostram que o forte do nosso marketing é mesmo a torcida?, completa Gurgel.