A maior concentração de torcedores do Atlético Mineiro está em Minas Gerais. Mas nem por isso o clube irá desperdiçar o potencial de sua marca nos outros estados brasileiros e também no exterior, por meio do recém-lançado projeto de franquias da Loja do Galo. Inicialmente o clube lançará cinco unidades até o final do ano, todas em Minas Gerais. Além de uma unidade no centro e na zona sul de Belo Horizonte, a Loja do Galo também deverá ser criada em Contagem, Betim e Barreiro. ?Nós avaliamos que essas são regiões de maior potencial no momento para a instalação de franquias da loja?, diz Álvaro Cotta, diretor de marketing do Atlético. Porém, para 2008, os planos consistem na ampliação para estados próximos de Minas Gerais e também com grande concentração de torcedores. ?Nós vamos fazer uma pesquisa para avaliar exatamente os locais, pois o investimento é alto e não podemos correr riscos. Mas já identificamos que no Distrito Federal, Espírito Santo, São Paulo, Goiás e Mato Grosso o Atlético tem uma grande aceitação?, diz Cotta. Caso essa segunda etapa tenha sucesso, o clube então tentará buscar novos mercados em outros continentes. O torcedor residente nos Estados Unidos, muito por conta da constante imigração para aquele país proveniente da cidade mineira de Governador Valadares, é o alvo. Segundo o diretor de marketing atleticano, Miami e Boston seriam dois locais ideais para uma Loja do Galo. Independentemente do local em que será criada uma nova unidade, o franqueado terá um alto custo para montar o projeto. Segundo estimativas do clube e da Francap (Franchising Capital Parters), empresa parceira do clube na iniciativa, os valores podem chegar a R$ 400 mil. ?A taxa de franquia do Atlético é de 50 mil reais. A expectativa é que, com a reforma do ponto comercial, o investimento seja de 80 mil. Além disso, o franqueado precisará de mais 270 mil de capital de giro, já contemplando o estoque inicial?. Além disso, o clube informa que sua arrecadação será de 10% sobre o valor bruto de todas as compras de produtos e que a rentabilidade do negócio deve girar em torno de 13% também das vendas brutas. ?O retorno previsto do investimento está entre 18 e 24 meses. Mas, se o time for bem nos campeonatos e empolgar a torcida, como aconteceu no ano passado, o franqueado pode passar a ter lucro em apenas um ano?, conclui o executivo.