Na última semana, o Centro de Treinamentos do Atlético Mineiro foi o centro das atenções do jornalismo esportivo por abrigar a seleção brasileira na preparação para o jogo contra a Argentina, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa de 2010. Uma semana depois do convívio com a nata do futebol nacional, o clube de Belo Horizonte comemora o resultado da ação. ?A passagem da seleção foi acima da expectativa. A exposição na mídia foi praticamente constante e conseguimos mostrar a ótima condição do nosso departamento de futebol?, disse Álvaro Cotta, diretor de marketing do Atlético, em entrevista exclusiva à Máquina do Esporte durante a feira Futebol Top, que aconteceu em Brasília entre os dias 19 e 22 de junho. O principal atrativo para o clube é o fortalecimento da imagem de clube estruturado, que tenha condições de abrigar uma equipe de alto nível. O retorno, a princípio, não pode ser mensurado, mas o Atlético já pediu uma resposta do tipo da Informídia, empresa que trabalha, entre outras coisas, com pesquisas de mercado. A exposição poderia, inclusive, ser maior. Isso porque nem toda a estrutura foi exibida para os jornalistas e, posteriormente, para o público em geral. Preocupada em evitar o clima de oba-oba antes de uma partida importante, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estabeleceu uma espécie de cerco em torno dos atletas, impedindo que os repórteres se aproximassem do prédio em que eles estavam. Para a direção do Atlético, essa é uma conseqüência natural de abrigar a seleção brasileira. Álvaro Cotta avalia, inclusive, que o sucesso da proteção armada é uma prova do sucesso da ação. ?O que temos de entender é que não é uma festa. Aquilo é a preparação para o jogo mais importante das Eliminatórias, e você não pode misturar coisas diferentes. Acho que o sucesso da estratégia da CBF mostra a qualidade do Atlético?, completou.