Um dos principais destinos turísticos do país, o parque Beto Carrero World, em Santa Catarina, vai contar também com um autódromo a partir de 2008. A construção do circuito, desenvolvido em parceria com Aurélio Batista Félix, presidente da Fórmula Truck, faz parte do projeto de ampliação do centro de diversões para o próximo ano. Os planos de expansão do complexo englobam ainda a inclusão de uma série de novas atrações. Com um investimento aproximado de R$ 100 milhões, as futuras instalações darão suporte também à pista. A idéia é levar para o autódromo catarinense eventos variados do automobilismo nacional, como Stock Car, Fórmula Renault e Motociclismo. Em conversa com a reportagem da Máquina do Esporte, Alex Reiter, diretor comercial do Beto Carrero World, afirmou que não haverá nenhum aporte de outras empresas ou entidades públicas para a construção da pista. “Tudo será feito com os recursos do próprio Beto. O resultado econômico vem com o trabalho. Mais do que faturar, ele quer deixar um legado para a região”, disse o executivo, que não soube especificar quanto será investido apenas na construção do autódromo. Além do circuito, está prevista a inauguração simult”nea do Hotel Bourbon no local. A estratégia de lançamento conjunto será providencial para atender à demanda de turistas atraídos pelos eventos esportivos. Apenas a F-Truck costuma levar, em média, 50 mil pessoas para cada prova. “Queremos fazer com que os turistas passem cerca de dez dias em Penha [município onde está localizado o parque] e movimentem a economia da cidade. A intenção é fazê-los gastar aqui o que normalmente gastam em Balneário Camboriú”, destacou. Segundo Reiter, o parque deve receber 1 milhão de visitantes em 2007. No ano passado, foram 750 mil. Com a entrada do entretenimento automobilístico, a previsão é de um crescimento ainda mais acentuado nos próximos anos. No entanto, ainda não é possivel mensurar quanto o local irá faturar com o novo empreendimento. Para este ano, a expectativa é de que a receita tenha um aumento de 20%, alcançando R$ 40,6 milhões. Em 2006, apenas o parque faturou R$ 33,9 milhões.