Pressionado por diversos setores da sociedade e, principalmente, pela imprensa, o Botafogo decidiu movimentar o Engenhão. Em evento especial, o clube apresentou, nesta segunda-feira, o seu projeto de revitalização do espaço, que contará, além de duas provas de atletismo, com projetos sociais e uma parceria com o Ministério do Esporte para 2009. Denominado ?Um estádio em plena forma?, o plano do departamento de marketing do Botafogo é, antes de tudo, uma resposta às pressões sobre uma utilização maior do aparelho. Erguido em 2007 com dinheiro público, o Engenhão ainda não havia abrigado nenhuma modalidade fora o futebol desde então. ?Nós estamos tratando ele como um desafio. Nós precisamos qualificar a gestão, a manutenção e o atendimento dele. O estádio era uma urgência para a nossa administração, que precisava dar uma satisfação à comunidade esportiva?, disse Marcelo Guimarães, diretor de marketing do Botafogo que assumiu o cargo no início de 2009. Os primeiros passos para alcançar o objetivo já estão traçados. O Engenhão vai abrigar o Troféu Brasil e uma etapa do Meeting Internacional de Atletismo no primeiro semestre, feitos comemorados pelo departamento de esportes olímpicos no evento desta segunda. Além disso, o Botafogo também pretende atender melhor as necessidades da região do entorno, cumprindo, com isso, sua contrapartida social. O estádio será utilizado pelo projeto Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, que oferece prática esportiva a crianças no período extracurricular.