Além de um troféu na galeria, qual o retorno que um título estadual pode dar para um clube de futebol? No campo do marketing, as opções são muitas, segundo os departamentos de Santos, Flamengo, Grêmio e Atlético Mineiro, campeões em seus estados no último domingo. Um dos principais pontos é o retorno de exposição proporcionado por uma conquista. O aumento e a qualidade da visibilidade que o vencedor recebe agradam em cheio os patrocinadores. Além disso, esse artifício pode ajudar em possíveis negociações futuras. ?Na medida em que o clube vai tendo um portfólio maior, o poder de negociação também cresce. Isso é natural, pois estamos oferecendo ao parceiro uma grande exposição da marca dele. Não que isso sozinho vá me fazer renegociar um contrato, mas eu passo a ser um produto mais interessante para os parceiros?, afirma Flávio Paiva, diretor de marketing do Grêmio. O clube gaúcho, inclusive, aproveitou o título conquistado após a vitória contra o Juventude para lançar um novo produto. A tática foi usar a euforia da torcida para ganhar uma nova receita. ?Logo após o jogo, eu distribui para os jogadores e dirigentes uma camisa em comemoração ao título. Como apareceu na televisão e nos jornais, o torcedor queria o produto. Colocamos a camisa à venda no domingo à noite e já vendemos mais de 5 mil unidades?, comemora o dirigente. Outro clube que deve ter a venda de produtos alavancada é o Santos. Segundo números da Umbro, fornecedora de material esportivo dos campeões paulistas, a expectativa é que a procura por camisas oficiais aumente em até 50% por conta da conquista. ?Eu tenho certeza que teremos esse aumento, pois já é perceptível. Eu vejo nas ruas um grande número de pessoas, inclusive mulheres, com produtos do Santos, e ainda oficiais. Nós ainda não podemos mensurar esse crescimento, pois temos que ver nos pontos de vendas, mas as pessoas estão ostentando os produtos do Santos?, afirma Alex Fernandes, gerente de marketing do Santos.