O desembarque de Zinedine Zidane no aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, no último sábado, foi o pontapé inicial das ações de marketing para a Copa de 2014, que será disputada no Brasil. A visita do ex-jogador francês foi a primeira ação da Adidas para divulgar seu vínculo com a Fifa, firmado em 1970, e o conseqüente patrocínio ao Mundial brasileiro. A marca se comprometeu a inaugurar uma quadra esportiva por ano em comunidades carentes do país até 2014. A estréia da iniciativa aconteceu em Heliópolis, que já foi considerada a maior favela da capital paulista e uma das mais violentas do país. Zidane, contratado pela fabricante alemã em 1996, foi nomeado embaixador do projeto inaugural. ?Essa é a visão da Adidas: transformar o mundo por meio do esporte. Não só vamos divulgar nossa associação com o evento, mas também levar benefícios para os brasileiros. Tivemos a honra de trazer o Zidane para inaugurar a primeira das inúmeras quadras que nós iremos reformar até a Copa de 2014?, afirma Luciano Kleimann, diretor de marketing da empresa. O executivo não descarta a hipótese de convidar outros nomes consagrados do esporte para ?apadrinhar? os espaços que serão reformados daqui por diante. ?É uma possibilidade. Foi importante ele ter vindo agora para chamar atenção para o projeto. Além disso, foi muito bom proporcionar para o público brasileiro a oportunidade de vê-lo jogando?, diz Kleimann, destacando que outras marcas poderão aderir à iniciativa. ?Se outras empresas quiserem se unir, serão muito bem-vindas?, completa o executivo, sem revelar o montante investido para bancar a primeira viagem do ex-capitão da seleção francesa ao Brasil. O orçamento para os próximos seis anos de trabalho social tampouco foi divulgado. Aos 35 anos, o jogador francês visitou a comunidade de Heliópolis, concedeu entrevista coletiva e participu de um jogo beneficente no clube Paineiras do Morumby, ao lado de Mauro Silva, Djalminha, Márcio Santos, Ronaldão, Mauro Galvão, Jamelli, Manoel Tobias, Fininho, entre outros. Com a iniciativa, a Adidas conseguiu arrecadar nove toneladas de alimentos para a comunidade de Heliópolis.