Na métade do século passado, o presidente Juscelino Kubitschek criou o plano de desenvolvimento por meio da industrialização, conhecido como ?50 anos em 5?. Quase 60 anos depois, a Copa do Mundo de 2014 fez o governo federal, por meio do Ministério do Turismo, “ressuscitar” esse projeto, dessa vez focado na área de transportes. Para isso, a pasta prevê um investimento de R$ 38,5 bilhões, que serão divididos entre todas as esferas públicas, além de contar com a iniciativa privada. São Paulo e Rio de Janeiro serão os maiores beneficiados, concentrando mais de 91% dos esforços. Além das duas capitais, foram incluídos no projeto ?Copa 2014 – Plano de Mobilidade Urbana? as cidades de Niterói, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza, Recife/Olinda, Natal, Macéio e Brasília. Para São Paulo, cidade que tem a ministra do Turismo, Marta Suplicy, como virtual candidata à prefeitura, serão R$ 15,3 bilhões. Com essa verba, o objetivo é construir 65,6 novos quilômetros de metrô (R$ 12,3 bi), além de 279,5 quilômetros de corredores de ônibus (R$ 3 bi). Com isso, o governo pretende mais do que dobrar a capacidade desses transportes em seis anos, já que, atualmente, os paulistanos dispõem de 62 km de metrô e 116 km de ônibus. ?A zona leste é prioridade, pois é a área que tem menos corredores de ônibus e metrô. Esses investimentos acontecerão nos terminais, estações, no controle e na monitoração de ambos?, explica Marta, durante evento de lançamento do projeto, nesta segunda-feira, em São Paulo. O segundo foco de investimentos, também com R$ 15,3 bilhões, será o trem de alta velocidade que ligando os aeroportos de Campinas (Viracopos), São Paulo (Cumbica) e Rio de Janeiro (Galeão). Todo o trajeto, que ainda passará por São José dos Campos, deve ser feito em 80 minutos, segundo a ministra, ou o dobro do tempo de uma ponte aérea Rio-SP. Já no Rio de Janeiro, a tão esperada construção de uma linha de metrô que ligue a Barra ao Centro ainda não entrou em pauta. Em compensação, o governo pretende gastar R$ 714,5 milhões, dos R$ 5,05 bi destinados à cidade, para a criação de um corredor de ônibus de 28 km ligando o bairro à Penha. ?No Rio de Janeiro temos o exemplo do Pan. Apesar de todo o sucesso do evento, o transporte causou grandes problemas, já que os centros esportivos eram todos na Barra, onde não existe metrô. Por isso, pretendemos investir na região?, completa a ministra do Turismo. Além disso, a capital fluminense ganhará uma linha de metrô, orçada em R$ 2 bilhões, ligando Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. Já a extensão da Via Light, com investimentos previstos de R$ 240 milhões, permitirá a reestruturação do sistema de transportes e a conexão viária dos municípios da Baixada Fluminense com Madureira.