Privilégio dos sócio-torcedores desde o fim de 2007, a compra do ingresso dos jogos do Cruzeiro pela internet vai virar uma opção para todo o público a partir da próxima quarta-feira. Em evento especial, o clube anunciou o lançamento do cartão Papa-Filas, complementar ao programa Cinco Estrelas, que amplia a possibilidade de venda em sistema de cartão de crédito em troca de uma taxa de comodidade de 10%. A idéia é similar à implantada pela Visa e pela Outplan nos setores premium da bandeira de cartões no Palestra Itália, no Engenhão e no Orlando Scarpelli. O torcedor interessado compra seu ingresso pela internet, via cartão de crédito, no caso do Cruzeiro, e descarrega a entrada nas catracas do Mineirão. A diferença do novo plano para o programa de fidelidades mais antigo é a ausência de anuidade. O cliente do cartão Cinco Estrelas, que tem 50% de desconto em cada ingresso, paga uma taxa de R$ 18 ou R$ 33, que permitem, respectivamente, vantagens na aquisição de uma ou duas entradas. Além disso, o programa mais antigo também possui um sistema de acumulação de pontos, que podem ser trocados por produtos oficiais. Todas essas comodidades não estão presentes, porém, no cartão Papa-Filas, que tem validade de apenas 12 meses e não é renovável. ?A idéia é facilitar a vida do torcedor comum, principalmente aquele do interior, que sempre reclamou das filas do estádio. Agora ele pode comprar pela internet ou pelo celular com toda a comodidade?, disse Antonio Claret, diretor de marketing do Cruzeiro. Em um primeiro momento, a venda do benefício está restrita às lojas Cruzeiro Mania. Posteriormente, a rede de drogarias Araújo e o próprio site oficial do clube também venderão o novo cartão. Desenvolvido pelo próprio Cruzeiro, em parceria com a empresa de tecnologia Chart, o sistema não exigirá catracas especiais no Mineirão. A Façon, que comanda a venda de ingressos do clube, já está adaptada às possibilidade do cartão Papa-Filas.