Anunciada em entrevista coletiva no último domingo, a embaixada do São Paulo no Rio de Janeiro vai começar suas atividades nesta terça-feira. O projeto, que envolve o cumprimento de metas para expansão de torcida na capital carioca, faz sua ?estréia? com uma campanha de mobilização para a doação de sangue para o Hemo-Rio. A idéia é apenas o pontapé inicial de um dos projetos mais ambiciosos do marketing são-paulino. Comandada por Rodrigo Marques, líder do grupo ?são-paulinos no Rio?, a embaixada quer expandir a área de atuação do clube com o intuito de gerar novas fontes de receita e possibilitar um crescimento do tamanho da torcida na região. ?A embaixada vai ter funções atribuídas pela diretoria, e precisará cumprir metas estabelecidas pelo plano de marketing do clube. Com representações em outras praças, poderemos ampliar programas como o batismo tricolor?, disse Julio Casares, vice-presidente de comunicações e marketing do São Paulo, em entrevista coletiva. O clube paulista se apóia numa pesquisa feita pelo Ibope de que a torcida são-paulina na cidade do Rio de Janeiro é de 80 mil pessoas, ou a quinta maior do estado, atrás das torcidas dos quatro grandes locais. Além da ação de coleta de sangue, a ?extensão? no Rio de Janeiro também tem mais uma missão na semana. A embaixada precisa reunir um número grande de torcedores para comparecer ao Maracanã já na próxima quarta-feira, quando o clube enfrenta o Fluminense pelo Campeonato Brasileiro. Um bandeirão especial já está sendo preparado para a ocasião. Mais adiante, um dos possíveis objetivos do novo recurso é a ampliação estudada do programa de sócio-torcedor. Ainda não há nenhuma conversa concreta, mas a tendência é que a projeção seja feita em cima de uma porcentagem da população local. ?Eu ainda não tive nem oportunidade de falar com o Rodrigo [Marques, embaixador do clube no Rio de Janeiro] ainda, não tenho nem o contato, mas estou pensando na possibilidade sim. Quero estreitar essa relação para que o São Paulo consiga tirar proveito?, disse Guilherme Momemsohn, responsável pelo programa de sócio-torcedor do clube.