A ExxonMobil Lubricants & Specialties, detentora da marca Esso, decidiu aproveitar os Jogos Pan-Americanos para aumentar o faturamento em seus postos. Mesmo sem ser patrocinadora da competição (a rival Petrobras detém esse status), a empresa criou uma promoção que, indiretamente, está ligada ao evento. A Esso anunciou a criação da promoção ?Grande sacada?, que incentiva a prática de esportes entre os seus consumidores. Nela, são oferecidos brindes relacionados ao vôlei, modalidade que deve ter a maior cobertura de mídia durante os Jogos, que ocorrem entre 13 e 29 de julho, no Rio de Janeiro. Na promoção, ao adquirir lubrificantes das marcas Mobil e Esso na rede de postos Esso, os consumidores ganham bola de vôlei e camisetas. A ação será realizada em cerca de 600 postos em todo o país e terá duração de dois meses. Como a empresa dificilmente usará os nomes Pan e Rio 2007, é muito provável que a ação não sofra qualquer impedimento legal. Se essas marcas fossem usadas, o caso poderia gerar conflito por causa da Petrobras, que por ser concorrente no ramo de atuação, teria o direito de impedir a campanha por apropriação indevida da marca do evento.