A aposentadoria de Michael Schumacher fez com que a audiência da Fórmula 1 na Alemanha caísse nesta temporada. Mesmo com a presença do ex-piloto nos bastidores das provas européias, os alemães perderam, ainda que momentaneamente, interesse pela categoria mais importante do automobilismo mundial. A última etapa do campeonato, disputada no domingo, em Mônaco, foi vista por sete milhões de espectadores, três milhões a menos que a audiência da mesma prova há um ano. “Comparado ao último ano, o número de espectadores caiu, mas a tendência é de que volte a subir. Com uma parte do mercado de mais de 40%, a Fórmula 1 ainda está sem concorrentes no quesito de esporte na TV”, disse Manfred Loppe, chefe de esporte da RTL, responsável pela transmissão no país. Com a saída do heptacampeão mundial, resta ao alemães torcerem pelo bom desempenho de Nick Heidfeld, da BMW, e por Ralf Schumacher, piloto da Toyota. A Mercedes-Benz, um dos símbolos da indústria alemã, é parceira da McLaren, líder do campeonato.