A Fifa anunciou nesta quarta-feira que o francês Jérôme Valcke será o seu novo secretário-geral, em substituição a Urs Linsi, que pediu demissão no último dia 11. O anúncio causa surpresa, uma vez que Valcke havia sido demitido da entidade em novembro passado, após o esc”ndalo envolvendo o patrocínio da MasterCard à entidade. Valcke era diretor de marketing e TV da Fifa desde julho de 2003. À frente do cargo que envolve mais cifras na entidade, o executivo revolucionou o conceito de patrocínio à Copa do Mundo. Em 2006, a Fifa obteve US$ 700 milhões com quase 20 patrocinadores ao Mundial da Alemanha. Para a próxima Copa, a entidade deverá arrecadar US$ 1 bi com no máximo dez parceiros comerciais. Ao mudar o relacionamento com os parceiros, porém, Valcke envolveu-se na maior crise da história da Fifa com um patrocinador. O executivo foi o pivô da disputa jurídica envolvendo a entidade e a MasterCard, patrocinadora do Mundial desde 1990. Na primeira vitória da empresa na Justiça, a Fifa demitiu Valcke e outros três funcionários do departamento, acusando-os de terem tido uma conduta irregular na condução dos negócios. O executivo chegou a fechar com a Visa, principal rival da MasterCard, um acordo de patrocínio para todas as competições organizadas pela Fifa de 2007 a 2014. O caso só foi resolvido na última semana, com um acordo no qual a bandeira de cartões de crédito recebeu US$ 90 milhões para desistir do direito de patrocinar a Copa do Mundo. Após a resolução do caso, Valcke retoma à entidade, num cargo ainda mais poderoso. Aos 46 anos, o executivo começou a trabalhar como jornalista no Canal+, da França, em 1984. Em 1997, após trabalhar como chefe de esportes do canal francês por seis anos, ele se tornou presidente da Sport+, cargo que ocupou até 2002, deixando-o para assumir a liderança da agência de marketing esportivo Sportfive.