Dono da maior torcida do país, o Flamengo terá, a partir desta semana, duas novas publicações para retratar o cotidiano do clube. Com 54% do público carioca, o mercado é considerado estratégico por especialistas da área de comunicação e deve ser alvo de batalhas pelo torcedor por parte dos dois novos veículos. O ?Vencer? será feito pelo grupo Lance! e terá entre 16 e 24 páginas diárias, totalmente em cores e com formato pouco menor do que o diário esportivo, que é em tamanho tablóide. “Estamos fazendo um jornal popular, como é o Flamengo. Daremos destaque às musas rubro-negras, vamos abrir espaço para celebridades, para as manifestações da torcida e notícias do cotidiano do torcedor. Mas o popular não precisa ser feio ou vulgar, a qualidade está mantida”, disse Luiz Fernando Gomes, editor-chefe dos veículos Lance!. Já o Jornal da Nação será feito pela Produto Editorial, que tem como sócio e presidente o empresário Arnaldo Cardoso Pires. A editora investirá US$ 250 mil e fará campanha publicitária composta por anúncios em TVs, Rádios, Internet, Outdoor e Busdoor. Os dois terão preço popular, a R$ 0,50, mas o Vencer tem uma estratégia diferente para sair à frente da concorrente. Além de utilizar o xodó da torcida Obina como garoto-propaganda, a publicação do Lance! fará uma promoção que premiará os leitores com um porta-chuteira licenciado pelo clube. “Na realidade do Grupo Lance! é um fato ainda mais marcante, é uma hipersegmentação, já que o próprio Lance! já é um produto segmentado”, diz Walter de Mattos Junior, presidente e editor do grupo. Essa é a primeira vez que um clube de futebol no Brasil ganha duas publicações distintas para tratar do dia-a-dia do clube. Na Europa, os diários costumam fazer a cobertura exclusiva de um clube, mas sem produzir um diário sobre o mesmo. Para montar o projeto, o Lance! se amparou em dois modelos. O El Mundo Deportivo, que cobre o Barcelona, tem venda diária de 90 mil exemplares. O As, especializado no Real Madrid, chega a 260 mil unidades vendidas.