Um dos principais nomes presentes no 3º ABA Esportes, que acontece até esta terça-feira no hotel Sheraton, no Rio de Janeiro, Peter Kentie, diretor de marketing do PSV, apresentou o caso de sucesso do clube holandês no terceiro painel desta segunda. Líder com folga dentro e fora de campo no futebol local, o dirigente fala da expansão da agremiação no mercado europeu, e apresenta o interc”mbio com outros exemplos como a base de grande parte desse trabalho. ?No mundo corporativo as pessoas têm muitos segredos, mas no futebol cada um tem seu nicho, com sua torcida, então não tem muito porque competir tanto. Você tem uma competição forte em campo, mas é muito diferente fora dele. Sempre que vamos a algum lugar perguntamos como eles tratam suas crianças, por exemplo?, disse Kentie. Pelo discurso do dirigente, uma das relações mais proveitosas é com o Milan. Desde 2005, quando os dois clubes se enfrentaram na semifinal da Uefa Champions League, membros das duas agremiações trocaram informações sobre estratégias de marketing de sucesso. ?Naquela oportunidade eu conversei com a responsável pela TV do Milan, e descobri que eles têm, além de uma estrutura impressionante, um contrato de fornecimento de conteúdo para a Al Jazeera. É impressionante um clube italiano produzindo para o Oriente Médio?, disse Peter Kentie. A análise foi adaptada à realidade brasileira por José Carlos Brunoro, presidente da Brunoro Sport Business, que compôs a mesa com Thiago Scuro, gerente de futebol do grupo Pão de Açúcar ? Sendas. Para o especialista, essa troca de experiências não acontece com a mesma freqüência no país. ?Às vezes nós tratamos com muito segredo as coisas dos nossos clubes. A gente cresceria muito mais se pudéssemos fazer o mesmo aqui no Brasil. Isso atinge muito a nossa realidade?, disse Brunoro.