No anúncio oficial de lançamento das ?Olimpíadas dos esportes radicais?, organizadores e patrocinadores do X Games mostraram objetivos iniciais diferentes, mas que acabam se convergindo mais à frente. Para a organizadora do evento, a ReUnion Sports&Marketing, e a idealizadora do projeto, ESPN, os X Games servirão para atrair não só os jovens, mas a família em geral. “Os X Games Brasil vão atrair muita gente. Não vai ser só o jovem, a criança, o skatista. Queremos ver avó, avô, pai, mãe, tia, a família completa. Em todos os X Games são assim e no Brasil acredito que vá ser a mesma coisa”, diz Vivian Mesquita, repórter especializada em cobertura dos esportes radicais da ESPN Brasil. Justamente para isso, a organização do evento prepara atrações que vão além das competições. Serão oito bares, pistas e clínicas de skate, estacionamento para seis mil carros, stands promocionais e dois grandes shows, com a banda de rock CPM 22 e com o cantor Chorão, que tem um público fortemente ligado ao skate. “Não poderia ser diferente. Tinha que ser com o Chorão. Ele nasceu no skate e nós sabemos da luta dele pelo esporte nesse país. Além disso, grande parte de seu público é fanático por esportes radicais”, afirma Geraldo Rodrigues, presidente da ReUnion. Do outro lado, mas quase juntos, os patrocinadores vêem no evento a grande chance de atrair o público jovem. Com grande apelo entre os 12 e 25 anos, os jogos parecem ser a oportunidade ideal para empresas como a Parmalat, que investiu R$ 4 milhões para ter a cota máster de patrocínio, Oi e Honda, reforçarem, ou até mesmo criarem, o elo com adolescentes. “Já temos uma marca forte com as crianças por causa do comercial de mamíferos. Com o público acima de 40 anos, também somos bem conceituados por causa dos leites específicos. Faltava o público jovem. Investir nos X Games é um meio muito mais rápido de atingir o público jovem. É um target de 12 a 25 anos. Até fizemos um suco especial, com a marca do X Games”, afirma Gisele Gaspar, gerente de marketing da Parmalat. A Guaraná também é outra que pretende usar os jogos como forma de firmar sua imagem em meio aos jovens. Sorteando bicicletas e fazendo ações promocionais, como uma clínica de skate dentro do Anhembi, a marca pretende ganhar ainda mais público entre os que têm 12 e 25 anos. (DL)