Quem foi ao Pacaembu no último sábado ou assistiu ao jogo entre Corinthians e ABC pela televisão se surpreendeu quando os comandados de Mano Menezes entraram em campo. Sem alarde, a Medial ativou a propriedade de manga de camisa que tinha desde o início do ano estampando, na cor laranja, a marca Total Laboratórios, braço de diagnósticos do plano de saúde. A ação em campo foi acompanhada do marketing de relacionamento fora dele. Em seu camarote no estádio, a empresa promoveu o produto recém-lançado com decoração especial e convidados vestidos com uma camiseta promocional laranja (foto desta página). ?A gente acabou de lançar a Total. A do que acontece com a Medial, a exposição no Corinthians é o único investimento de mídia que estamos fazendo. O espaço na manga sempre foi nosso, e achamos que essa era a oportunidade da gente utilizá-lo?, disse Carla Altman, diretora de marketing da Medial Saúde. A ausência de divulgação na mídia também foi proposital. Somente nesta segunda-feira, em nota oficial, o Corinthians explicou a ação. A partir de agora, a empresa de planos de saúde pretende ressaltar a ligação entre as marcas em questão de uma maneira harmoniosa. Neste processo, o uniforme do time será respeitado. A cor forte do logotipo da Total, por exemplo, não deverá aparecer nos modelos de camisa preto e roxo. Para garantir a leitura, a marca será estampada em branco. ?É um respeito ao clube. Não queremos criar nenhum desconforto. Até mesmo o uniforme do Felipe deve ser modificado, porque o branco sobre o amarelo não combinou. Provavelmente vai ser preto, neste caso?, disse Altman. Essa adaptação não é uma novidade na relação entre Corinthians e Medial Saúde. A empresa, cujo logotipo característico sempre foi verde, não hesitou em mudar de cor para evitar protestos da torcida, que refuta a opção por causa do rival Palmeiras.