O Mediapro Group divulgou nesta quarta-feira que adquiriu os direitos de transmissão da Fórmula 1 na Espanha. Segundo a imprensa local, a companhia pagou US$ 1,5 bilhão (R$ 3 bilhões) por um contrato de cinco anos com a categoria. As corridas serão transmitidas pelo canal LaSexta, criado pela empresa no final de 2005. A emissora trava com a Telecinco, um dos principais grupos de comunicação espanhol, uma batalha semelhante à da Globo com a Record no Brasil. Desde a sua criação, a LaSexta tirou da concorrente eventos de grande porte como a Copa do Mundo de Futebol e o Campeonato Mundial de Basquete de 2006, além da Liga de futebol americano da Espanha e o Campeonato Europeu de basquete de 2007. A transmissão da F1 era uma das bases esportivas da Telecinco. A crescente popularidade de Fernando Alonso ajudaram a emissora a alavancar a audiência aos domingos. No entanto, segundo fontes do próprio canal, seria impossível competir com os valores oferecidos pela Mediapro. O porta-voz da Telecinco afirmou que a emissora desistiu da negociação porque “o sucesso da F1 depende da estabilidade e da situação do piloto” e completou afirmando que “com as cifras que estavam em jogo, não haveria qualquer possibilidade de lucros” para o canal.