O Flamengo confirmou, nesta sexta-feira, o conteúdo de sua parceria com o Google. Sucesso já nas primeiras horas, o canal exclusivo no YouTube tem a interatividade com o torcedor como principal objetivo. Projeto a longo prazo, a página pode se transformar, no futuro, em uma ferramenta de pesquisa para o clube carioca. ?Na minha opinião, no começo a idéia vai ser muito boa em termos de tráfego de pessoas e movimentação da torcida. Comercialmente, não vai render rios de dinheiro. Depois até pode se transformar em um negócio maior, quando for um canal de vídeos, podendo servir para muitas outras coisas?, disse Ricardo Hinrichsen, vice-presidente de marketing do Flamengo. Lançado oficialmente às 11h da manhã, o canal especial já registra 24 mil visitas, cerca de 600 usuários cadastrados e mais de mil visualizações de vídeos. O Flamengo não fica, no entanto, satisfeito apenas com o apoio dos torcedores. O novo ?veículo? será, sim, utilizado para divulgação de vídeos da FlaTv, como forma de estimular a assinatura do serviço. Mas o grande mote é o caminho inverso. Para diferenciar-se de clubes europeus como Ajax, Inter de Milão e Barcelona, que só mostram peças oficiais, o Flamengo quer abrir espaço para produções do público. ?Além de ser a primeira experiência do tipo fora da Europa, é uma estratégia diferente de todas do tipo. Antes de tudo, vai ser um lugar em que a torcida vai se comunicar com o clube e entre si?, disse Hinrichsen. Sem perspectivas concretas de capitalização, o Flamengo também não sai no prejuízo. A parceria com o Google não envolve custos de lado a lado, o que garante a manutenção do projeto por tempo indeterminado. O novo veículo estreou com um vídeo de homenagem à torcida, que fez o Flamengo ultrapassar a marca de um milhão de torcedores nos estádios em 2008. Confira a peça no blog da Máquina do Esporte.