Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Pequim querem faturar alto com o merchandising da competição. O chefe de marketing do evento, Yuan Bin, disse na última quarta-feira que a meta é chegar aos US$ 70 milhões (R$ 147 milhões) aproveitando esse segmento. Cerca de quatro mil produtos já estão à venda em todo o país. Além disso, alguns países do exterior já começaram a comercializar os produtos licenciados dos Jogos. Os favoritos são os que estão relacionados aos cinco mascotes da competição. “Estamos bastante otimistas de que cumpriremos nosso objetivo e é claro que podemos ultrapassá-la”, disse Yuan, diretor-geral do departamento de marketing do Comitê de Organização da Olimpíada de Pequim (Bocog). Para alcançar o objetivo, o comitê olímpico local está engajado na luta contra a pirataria, comum no China. Camisas falsas comemorativas aos Jogos já podem ser encontradas nas ruas da capital. No total, estima-se que o retorno financeiro com produtos licenciados chegue à marca de US$ 50 milhões (R$ 105 milhões), enquanto selos e moedas atinjam os US$ 20 milhões (R$ 42 milhões).