O automobilismo é usado por empresas para realizar ações de relacionamento com clientes, consumidores e até funcionários. Baseada nessa linha de atuação, a Petrobras, uma das maiores empresas do país, aproveita-se de sua parceria com a Williams para usar a Fórmula 1 como ferramenta para desenvolver seus negócios. ?Eu não sei se foi apenas por isso, mas após um GP de Monza, em uma terça-feira, um convidado nosso que esteve na corrida comprou 60 milhões de dólares em ações. Isso com certeza paga qualquer investimento que façamos na Fórmula 1?, afirma Cláudio Thompson, gerente de patrocínios da Petrobras. Além de ser estratégica para seus negócios, a F1 também permite que a Petrobras desenvolva novos produtos e teste na categoria. Essa razão, inclusive, foi determinante para o acordo com a Williams. ?Nós tivemos outras duas propostas, mas que envolviam apenas dinheiro. A proposta da Williams era menor do que esperávamos e eles ainda queriam desenvolver novos combustíveis em parceria com a Petrobras, o que foi muito positivo para a empresa?, prossegue Thompson. Apesar de dizer que a Petrobras usa ?o esporte motor como laboratório de produto, não apenas para visibilidade de marca?, o executivo conta que o fato de ter sua marca estampada nos carros da Williams e a Fórmula 1 ser a terceira maior audiência esportiva do mundo projetam a empresa globalmente. ?A exposição do patrocínio na Fórmula 1 auxilia no processo de internacionalização da marca?, explica. ?Além disso, desde que passamos a realizar testes em parceria com a Williams, nosso nome passou a ser o mais relacionado [em relação aos concorrentes diretos] à tecnologia?. Apesar dos pontos positivos, a parceria entre Petrobras e Williams passou por alguns problemas em seu início. A estatal brasileira não tinha sua marca estampada nos carros, como atualmente, e aparecia apenas no macacão do responsável pelo abastecimento dos carros. ?Foi a nossa primeira exposição de marca, com o macacão amarelo. O problema é que a BMW queria que todo o uniforme fosse azul e branco, mas conversamos com eles e conseguimos deixar o uniforme amarelo?, completa o executivo. O gerente de patrocínios da Petrobras, Cláudio Thompson, é um dos participantes do ?I Fórum ABA Esportes: Automobilismo?, cuja organização é da ABA-Rio, em parceria com a agência Brunoro Marketing Esportivo.
Petrobras usa F1 para relacionamento
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