Depois de dois anos de sucesso em São Paulo, a promoção ?Piloto da Vez?, organizada pela Diageo, fabricante do uísque Johnnie Walker, vai para o Rio de Janeiro. No dia 7 de outubro, o ex-piloto da McLaren Mika Hakkinen dará carona para alguns cariocas na Marquês de Sapucaí na réplica de uma carro de Fórmula 1 após um happy hour. A ação no sambódromo carioca é apenas o início de uma campanha mais duradoura da marca de bebidas, que há quatro anos divulga seu programa de prevenção a acidentes de tr”nsito com pilotos da escuderia inglesa. A idéia, em 2008, é criar uma rede de bares conveniados que concedem quilometragem grátis de táxi para clientes alcoolizados. Serão dez locais no Rio de Janeiro e 13 em São Paulo, que oferecerão corridas curtas de ida e volta dos bares. Além disso, os garçons dos referidos estabelecimentos receberão treinamento especializado para vender bebida com responsabilidade. Durante a ação na Marques de Sapucaí, jovens universitários, maiores de 18 anos, poderão se ?afiliar? ao movimento ?Piloto da Vez? assinando o compromisso de não dirigir após ter bebido. A campanha também vai marcar o anúncio do resultado de uma pesquisa, realizada pelo Instituto Synovate, que indica mudanças do hábito dos consumidores de bebidas brasileiros. Segundo a aferição, que teve alguns números divulgados à imprensa, o número de brasileiros que acreditam que existem motoristas dirigindo alcoolizados diminuiu. De 90% dos entrevistados em 2007, o número caiu para 76% neste ano. A ação ?Piloto da Vez? também viu sua popularidade aumentar de 72% para 77% entre os pesquisados.