Um dos grandes fornecedores de atletas para a delegação do Brasil que está em Pequim, o Pinheiros está tentando capitalizar o trabalho realizado no último ciclo olímpico. Para garantir espaço na mídia e, consequentemente, exibição da marca, o clube organizou, nesta sexta-feira, um café da manhã com familiares de seus atletas e a imprensa no momento em que acontecia a abertura dos Jogos Olímpicos. A força de nomes da equipe do Pinheiros atraiu a mídia para a sede social. A possibilidade de fazer entrevistas com pais e irmãos da nadadora Flávia Delaroli e do saltador Jadel Gregório, por exemplo, fez com que emissoras como SBT, Rede Globo e TV Gazeta enviassem equipes de reportagem ao local. ?Essa exposição gera três benefícios. O primeiro é institucional, com o fortalecimento da imagem. Depois, tem o reflexo sobre outros atletas, que se interessam em vir competir pelo Pinheiros. Por último, tem o retorno dos patrocinadores e a possibilidade de mais parcerias?, disse Antonio Moreno Neto, presidente do clube. Os segundos na mídia alavancam o projeto do Pinheiros. Com patrocínios fortes como Bradesco Prime e American Express, o clube comemora a consolidação de uma marca no setor. Por ano, gasta cerca de R$ 19 milhões, que vêm, em sua maior parte, da renda de associados. Dentro desse plano, a Olimpíada adquire um papel fundamental. Depois de apoiar o atleta em todo o ciclo olímpico, o Pinheiros comemora o retorno de imagem garantido e a possibilidade de um bônus de exposição caso algum atleta consiga medalha. ?Os Jogos são o coroamento do trabalho. Representamos 11% da delegação, e isso é muito importante para nós. Quando conseguimos acrescer medalhas o retorno é ainda maior?, disse o dirigente do clube, que enviou 40 atletas para Pequim.