O patrocínio da Carlsberg à nova competição de futebol em Portugal, a Taça da Liga, está causando polêmica no país. O acordo com a marca de cerveja não respeita o Plano de Ação contra o Alcoolismo, aprovado pelo governo nacional em 2000 e publicado no site do Instituto do Esporte português. Mesmo sem nunca ter virado lei, o documento veta qualquer patrocínio de bebidas alcoólicas a atividades esportivas, culturais e recreativas dirigidas a menores. “Não sei ainda o que vai ser feito, mas a lei tem de ser cumprida. O caso vai ser estudado pelo gabinete jurídico e agiremos em conformidade com o que o problema apresentar”, disse Francisco George, diretor do DGS (Direção Geral de Saúde), ao “Jornal de Notícias”. O caso trouxe à tona a ligação entre a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Sagres. A marca de cervejas é a principal patrocinadora da seleção desde 1993 e teve recentemente seu contrato renovado até 2010. De acordo com o diário português, o contrato fere a mesma resolução, pois a cervejaria tem grande exposição publicitária em todos os eventos aos quais está presente o time comandado por Luis Felipe Scolari. A Sagres também patrocina a seleção sub-21 portuguesa.