A Red Bull, fabricante de bebidas energéticas, vai trazer uma nova modalidade de corrida para o Brasil. A novidade são alguns carros sem motores, que correm só em uma ladeira. Ao todo, serão 40 equipes e a criatividade na montagem dos veículos é um fator que faz a diferença. A primeira competição aconteceu em Bruxelas, na Bélgica, em 2000. A partir daí, foram 40 eventos percorrendo países como Austrália, Jamaica, Itália e África do Sul, entre outros. A última edição foi realizada nos Estados Unidos e alguns carros em formato de banheira, galinha e até de cachorro-quente foram vistos. A competição será disputada em Fortaleza, no Ceará, e deve começar no dia 8 de junho. As inscrições já estão abertas no site do evento (www.redbullsoapbox.com.br), mas são restritas aos moradores das regiões Norte e Nordeste do país. A ação é mais uma estratégia de marketing da empresa envolvendo esportes alternativos. Em 2007, no Rio de Janeiro, a Red Bull foi responsável pela reunião de mais de 1 milhão de pessoas em Botafogo e Flamengo para um desfile de acrobacias em aviões. O evento foi considerado uma das mais bem sucedidas ações de marketing esportivo brasileiro pela Máquina do Esporte.