O primeiro efeito da contratação de Ronaldo pelo Corinthians já foi sentido pelo clube. Com a presença midiática do jogador, o time alvinegro articula agora o início do processo de internacionalização de sua marca atrelado à imagem de Ronaldo. O primeiro passo será dado no próximo dia 24 de dezembro, com o lançamento de um site exclusivo para o público estrangeiro. A página terá versões em espanhol, inglês e mandarim. O projeto é antigo e seria levado adiante mesmo sem a presença de Ronaldo. A idéia, no entanto, ganhou força após o anúncio do acerto devido à penetração que o atacante, bicampeão do mundo com a seleção brasileira nas Copas de 1994 e 2002, tem em mercados inexplorados pelo Corinthians, como o asiático. ?O Ronaldo vai causar um rebuliço gigante. Estão tentando compará-lo ao Adriano, mas não dá. Ele tem uma história muito maior no futebol brasileiro. Ainda falta acertar muita coisa, principalmente no que se refere ao contrato de imagem e de como poderemos usá-la dentro do clube, mas ele certamente irá contribuir para que o Corinthians seja reconhecido positivamente no exterior?, afirma Alex Watanabe, assistente de marketing corintiano. Ao contrário do que aconteceu nos últimos anos, quando ganhou as manchetes de vários veículos fora do Brasil devido aos sucessivos casos de corrupção envolvendo o MSI, seu antigo parceiro, o Corinthians foi destaque na mídia internacional nessa terça-feira apenas pelo lado esportivo. Na Itália, os principais sites e jornais esportivos abriram espaço para a contratação de Ronaldo, inclusive o tradicional ?Gazzetta dello Sport?, que cedeu o a área mais nobre de sua versão online para o retorno do jogador aos gramados brasileiros após 14 anos. Os espanhóis ?Marca? e ?As? destacaram que o atacante recusou propostas da Europa para acertar com um dos times mais populares do Brasil. O ?Sport?, de Barcelona, citou a trajetória do Corinthians na Série B do Campeonato Brasileiro de 2008 e destacou as previsões de um 2009 ?fenomenal? feitas pelo site oficial do clube. O argentino ?Olé?, por sua vez, estampou a frase ?Um Timão Poderoso? em sua capa. Ronaldo e Corinthians ainda apareceram no francês ?L?Equipe?, no alemão ?Bild?, além dos ingleses ?The Guardian? e ?Daily Mail?, entre outros. ?Era exatamente isso que nós queríamos. O próximo passo, de fato, é internacionalizar o Corinthians. Ao lado da Nike [fornecedora de material esportivo do clube], que tem nos ajudado bastante nesse sentido, vamos nos esforçar para alcançar esse objetivo?, diz Watanabe. Em entrevista exclusiva à Máquina do Esporte, porém, o gerente de comunicação da fabricante no país, David Grinberg, negou que a empresa tenha qualquer ingerência nas negociações do Corinthians com Ronaldo.