O Banco Espírito Santo (BES) perdeu a liderança entre as marcas que obtêm maior retorno com investimentos no futebol português. Segundo análise da Cision, empresa de estudos de mercado, a TMN é a nova dona da posição, com resultado de 154,9 milhões de euros na temporada 2008/09. De acordo com o levantamento, que levou em conta 1,2 mil veículos de comunicação e dez canais de televisão portugueses, a Sagres ficou em segundo lugar, com 151,3 milhões de euros, e o BES, patrocinador de Cristiano Ronaldo, obteve 133,1 milhões de euros. A TMN, empresa de telefonia móvel do grupo Portugal Telecom, é patrocinadora de Porto, Benfica e Sporting. Em julho do ano passado, a companhia anunciou que mudaria sua estratégia de patrocínio para conseguir capitalizar sua marca na modalidade. Assim, a TMN definiu que as camisas dos três clubes exibiriam a marca TMN no peito e MEO nas mangas durante as competições internas. Os equipamentos alternativos ficariam com os logos de Sapo ADSL e MEO. Para os torneios internacionais, Sporting e Porto teriam a marca TMN no peito e o Benfica ficaria com a MEO em seu espaço nobre. As quatro marcas do Grupo PT obtiveram retorno conjunto de 299 milhões de euros, o que representa um crescimento de 15% acima da média do mercado.