A largada para a 15ª edição dos Jogos Pan-Americanos será dada na tarde desta sexta-feira, na Cerimônia de Abertura marcada para o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Com ela, terá início uma cobertura massiva dos meios de comunicação do maior acontecimento esportivo realizado no Brasil nos últimos 50 anos. A Rede Globo destacou 700 profissionais e irá dedicar 100 horas da sua grade ao evento, com flashes ao vivo durante toda a programação, além da transmissão das principais competições. A cobertura da emissora carioca terá o patrocínio de Petrobras, Olympikus, Sol, Oi, Sadia e Caixa Econômica Federal. Com um estúdio exclusivo montado no Forte de Copacabana, a Bandeirantes levará ao ar, ao vivo, entre 7 e 8 horas diárias de jogos. Serão mais de 230 profissionais envolvidos na cobertura, liderados por Luciano do Valle, Silvio Luiz, Nivaldo Prieto e Téo José. “A grande maioria das finais terá transmissão ao vivo da Band, mas a decisão de programação é sempre tomada na véspera de cada dia, conforme o andamento das competições e a participação dos atletas brasileiros naquele dia determinado”, disse Juca Silveira, diretor de programação da emissora e responsável pela parte de esportes do canal. Na emissora dos Saad, o Pan terá o patrocínio de Correios, Caixa Econômica Federal, Ford e Colgate. Cada cota foi vendida por R$ 25 milhões. A Band conta ainda com o apoio da Brasil Telecom, que pagou R$ 20 milhões pela cota de participação. Embratel e Yahama também participarão das transmissões. Já a Record transmitirá, ao vivo, pelo menos 42 eventos ao longo da competição. O estúdio, no Centro Internacional de Televisão do Pan, é o maior entre todas as redes que vão transmitir os Jogos, com 450 metros quadrados. Ao todo, 300 profissionais participarão da cobertura. As emissoras esportivas, por sua vez, devem dedicar toda a sua grade ao evento carioca. No total, os canais ESPN Brasil e ESPN devem colocar no ar 260 horas de programação ao vivo, direto do Rio de Janeiro. ?O Pan é mais um grande desafio. Como nossa equipe entra em campo todos os dias, nós já estamos preparados?, afirmou José Trajano, diretor de programação e jornalismo do canal, que destacou 60 pessoas para a cobertura do Pan. Os cotistas do canal são Bradesco, Companhia do Terno, Boehringer e Golden Cross e uma cota exclusiva online para Brasil Telecom. O Sportv vai disponibilizar três canais para a cobertura do evento. Durante os 17 dias de Pan, serão 1,2 mil horas de transmissão, realizadas pelas 16 equipes de reportagem que irão cobrir todas as modalidades.