A pouco mais de 48 horas do pontapé inicial para a Eurocopa de 2008, a Uefa já contabiliza os ganhos com a principal competição de futebol do Velho Continente. Apenas com os direitos de televisão, a entidade irá embolsar 800 milhões de euros (R$ 2 bilhões) nesta edição do evento. O valor é 40% maior ao registrado há quatro anos, em Portugal, quando o total ficou em 560 milhões de euros (R$ 1,4 bi). Em 1996, a quantia foi 16 vezes menor: 50 milhões de euros (R$ 126,2 mi). ?É impressionante. O número de telespectadores não cresceu na mesma proporção. A técnica de transmissão tampouco é 16 vezes melhor. Se a Uefa tivesse cotação na Bolsa, eu começaria a vender minhas ações?, afirma Patrick Cotting, consultor de marketing suíço, à agência ?AFP?. Somada às cifras bilionárias de transmissão das 31 partidas da Euro-08, a Uefa irá ganhar outros 250 milhões de euros (R$ 631 milhões) com os patrocinadores oficiais do torneio. Dez empresas figuram entre os parceiros diretos da entidade. Áustria e Suíça, sedes da competição, possuem quatro investidores nacionais cada um. As cotas ?caseiras? foram negociadas a oito milhões de euros (R$ 20,2 milhões) cada uma. No total, a Euro-04 faturou 183 milhões de euros (R$ 462,2 mi) com marketing. A quantidade de marcas, no entanto, pode representar um problema para quem mexe no bolso pensando em retorno. ?Uma dezena de patrocinadores oficiais pode ser muito. Na Liga dos Campeões, por exemplo, são apenas seis. O consumidor vai se lembrar, quando muito, de duas ou três marcas?, completa o especialista, lembrando que muitas empresas não se associaram à Uefa, mas pegam carona no evento em suas campanhas publicitárias. ?A Uefa não tem como se proteger disso?, destaca. Segundo Cotting, vários patrocinadores se queixam ainda de falta de visibilidade nos espaços ?oferecidos? pela competição. ?É preciso investir, efetivamente, três vezes mais do que o valor pago à Uefa em ações complementares para marcar território entre os consumidores. A Europa já está saturada. Vai haver uma pressão grande nas próximas negociações pelos direitos da Euro de 2012, na Polônia e na Ucr”nia?, conclui o suíço à agência de notícias. Parte do dinheiro conseguido pela Uefa com a venda dos direitos de transmissão é direcionada para o pagamento da premiação dos participantes. As 16 seleções dividem o montante de 184 milhões de euros (R$ 464,7 mi).