Conquistar a Liga dos Campeões da Uefa deve significar um grande incremento para os cofres de Chelsea ou Manchester United, que disputam da final do torneio nesta quarta-feira. Um estudo encomendado pela Mastercard apontou que o vencedor da partida, que será realizada em Moscou, poderá ganhar até 85 milhões de libras (R$ 275,5 milhões). Além da própria premiação paga pela Uefa, o campeão deve lucrar com a valorização do seu elenco, dos contratos de patrocínio, direitos de transmissão, venda de ingressos, ainda de acordo com o levantamento. ?A final da Liga dos Campeões não tem apenas a maior premiação do futebol europeu, mas também supera os demais em termos econômicos, com um impacto acumulado que pode ultrapassar 210 milhões de libras [R$ 680 milhões]?, afirmou Simon Chadwick, diretor da Coventry University”s Centre of the International Business of Sport, responsável pelo estudo. Para chegar a esse número, os pesquisadores levaram em conta o impacto econômico que Milan ou Liverpool, finalistas do torneio na última temporada, teriam com o título. O clube italiano teve um incremento financeiro de 67 milhões de libras (R$ 217 milhões) com o título. Além de o vencedor ver suas receitas subirem, o clube que perder também poderá comemorar. O estudo da Mastercard mostra que o segundo colocado deve ter um impacto econômico de, no mínimo, 30 milhões de libras (R$ 97,2 milhões). ?Tirando a fase de classificação, grupos e playoffs, a final da Liga dos Campeões pode ser comparada a um grande evento esportivo, como o Super Bowl?, completou Chadwick. A Mastercard é uma das patrocinadoras oficias da Liga dos Campeões. A empresa investe no torneio europeu desde 1994.