Banido desde 1992, o patrocínio de marcas de cigarro no esporte pode voltar a ganhar espaço na Austrália. De acordo com o ?Sydney Morning Herald?, uma cláusula que liberaria esse tipo de ação nos grandes eventos teria sido incluída na legislação anti-tabagista de New South Wales, estado mais populoso do país que compreende, entre outras cidades, Sydney. Essa mudança seria permitida por uma maquiagem no patrocínio. Atualmente, a norma federal não impede que marcas de cigarro patrocinem algum evento, mas impedem que essas empresas tenham sua imagem ligadas à prática esportiva. De acordo com especialistas, a parceria com o turfe e o automobilismo (esportes que mais utilizavam patrocínios de marcas de cigarro) poderia voltar a acontecer desde que os tabagistas não façam referência ao produto em suas propagandas, ou o façam de maneira genérica. O problema é que essa alteração suprime a legislação federal, que não sofreu alterações e continua proibindo a associação de marcas do tipo a eventos esportivos. Logo após o anúncio da possibilidade, diversos órgãos civis protestaram. ?Como eles encontraram esse caminho para entrarem em uma legislação que protege as crianças do tabaco? O tabaco envolvido com esportes glamurosos não protege em nada as nossas crianças?, disse Andrew Penman, chefe-executivo do Conselho do C”ncer de NSW. ?Se você abre uma porta para as empresas tabagistas elas entram com um caminhão nela?, disse Stafford Saunders, do grupo ?Protegendo Crianças do Tabaco?, alertando que a maquiagem da atuação já pode ser uma brecha grande demais para o setor.