O Figueirense é parceiro da Visa em um novo projeto para a implantação do uso de cartões de crédito para compra de ingressos para partidas de futebol. A iniciativa, chamada Futebolcard, possibilita que o torcedor escolha por meio de um site o assento que irá assistir à partida e apenas apresente seu cartão magnético nas catracas do estádio. ?A grande vantagem é que o torcedor que compra o ingresso online, com número máximo de até quatro por pessoa, passa o cartão na catraca apenas uma vez. Como os dados dessa pessoa ficam registrados, os clubes podem inclusive ter o controle do seu público e direcionar ações de marketing de relacionamento?, afirma Leonardo Estrella, gerente de marketing do Figueirense. Nos primeiros seis jogos de teste do projeto, que foi idealizado pela empresa Outplan, foram vendidos cerca de 50 ingressos, mesmo sem grande divulgação e antes do lançamento oficial do Futebolcard, que deve acontecer em meados de maio. Caso a iniciativa se transforme em sucesso, a Outplan e a Visa pretendem estender a ação para outras cidades e estados, segundo o executivo do Figueirense. ?A Visa não tem a intenção de ser exclusiva do projeto, mas vai ser a pioneira. Existe a idéia de que esse projeto seja apresentado para outras confederações e clubes que estejam interessados a partir do próximo ano?, explica Estrella. Além disso, o sistema pode ser um dos pontos positivos da campanha do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014. Essa iniciativa é vista pelo dirigente do marketing como uma ferramenta eficaz para o fim da ação de cambistas em jogos de futebol. ?Esse sistema ajuda em muito na venda de ingressos, além de acabar com o negócio dos cambistas, algo tão comum nas grandes cidades. Nós conversávamos com a o Nabi [Abi Chedid, ex-vice-presidente da CBF] antes dele falecer sobre a possibilidade de implantar o projeto na Copa do Mundo de 2014?, diz o gerente de marketing do Figueirense. Até lá, o Futebolcard deve ganhar novas ferramentas. Uma delas deve ser um software que permite ao torcedor, no momento que efetua sua compra por meio do site do projeto, experimentar a sensação, mesmo que virtualmente, da visão que terá do assento escolhido. A segunda deve ser a incorporação de uma nova plataforma para o projeto. A Outplan negocia uma parceria com alguma operadora de telefonia móvel para disponibilizar a venda e acesso nos estádios por meio de chips instalados nos celulares.