Pular para o conteúdo

Força do skate: SLS Super Crown 2024 bate recordes de exposição de marca, audiência e engajamento

Evento foi disputado pela terceira vez consecutiva no Brasil, sendo a segunda seguida em São Paulo (SP)

Rayssa Leal venceu o SLS Super Crown World Championship pela terceira vez consecutiva em 2024 - Reprodução / Instagram (@slsbrasil)

O skate tem ganhado cada vez mais força no Brasil, sob todos os aspectos. É isso que aponta uma pesquisa do Ibope Repucom, encomendada pela V3A, agência que representa a Street League Skateboarding (SLS) no país.

O estudo avaliou a eficiência do patrocínio em mídia e mensurou o retorno da exposição dos patrocinadores durante o SLS Super Crown World Championship 2024. A decisão da Liga Mundial de Skate Street foi disputada pela terceira vez consecutiva no Brasil, sendo a segunda seguida em São Paulo (SP), no fim de semana de 14 e 15 de dezembro do ano passado.

De acordo com o Ibope Repucom, o valor de exposição total foi de R$ 51 milhões na exibição das marcas durante as transmissões e reprises do evento na TV Globo (TV aberta), Sportv (TV fechada) e Globoplay (streaming), 420% superior ao ano anterior. Desde 2022, houve um crescimento médio anual de 182% no valor de exposição das marcas nas transmissões, com um tempo de exibição recorde, de mais de 14 horas, na edição de 2024.  

O estudo analisou a performance de patrocinadores e apoiadores do evento, como BB Seguros, Governo do Estado de São Paulo, Monster Energy Drink, Cariuma, Vivo, Heineken 0.0, Baw Clothing, Dios Azul Tequila, Snickers e Seven Boys. Considerando-se todas as mídias em que o evento repercutiu, o retorno total de exposição e mídia espontânea superou os R$ 250 milhões.

“Os resultados incríveis de audiência e alcance da transmissão do Super Crown nos últimos anos nos provocaram a pensar em uma melhor eficiência na exposição dos patrocínios. Na construção da pista e na dinâmica da competição, pensamos em  novas propriedades comerciais, ainda mais próxima dos nossos protagonistas, os skatistas. Sabemos que as lentes os seguem a todo momento”, explicou Pedro Dau de Mesquita, sócio e diretor-executivo da V3A.  

O estudo apontou também o recorde de audiência do Super Crown nas transmissões oficiais do evento pela televisão. Ao todo, foram mais de 20 milhões de fãs, 28% a mais do que na edição anterior. Com a transmissão da final feminina e o tricampeonato consecutivo de Rayssa Leal, a TV Globo teve um aumento de 25% na audiência do Esporte Espetacular, melhor índice do programa em 2024.

In loco, o evento levou mais de 16,5 mil fãs ao Ginásio do Ibirapuera, na zona sul da capital paulista, superando os 15 mil espectadores de 2023. 

Por fim, nas redes sociais da SLS Brasil, único perfil oficial da marca no país, a interação em conteúdos sobre o Super Crown subiu 300%, e o número de contas impactadas superou a edição anterior em 521%, trazendo à página 23% a mais de seguidores.

“O Brasil se consolida como uma potência do skate mundial, e isso se reflete na audiência e no engajamento recordes. A atual geração de skatistas brilha nas principais competições internacionais, além de inspirar e movimentar milhões de fãs. Segundo dados recentes da pesquisa Sponsorlink, o número de indivíduos declarados fãs de skate no país cresceu impressionantes 98% nos últimos cinco anos, tornando a modalidade não apenas um esporte em ascensão, mas uma das principais plataformas de conexão e geração de negócios com um público jovem e apaixonado”, comentou Gabriella Giamundo, gerente de desenvolvimento de negócios do Ibope Repucom.

Vale destacar que, recentemente, a SLS anunciou que São Paulo (SP) receberá o Super Crown mais uma vez em 2025, ou seja, pela terceira vez consecutiva. O evento está marcado novamente para o Ginásio do Ibirapuera, nos dias 6 e 7 de dezembro.