Um estudo realizado pelo Ibope Repucom revelou um aumento no número de fãs de skate no Brasil, registrando 20 milhões de novos adeptos desde 2019. A pesquisa, encomendada pela 213 Sports, demonstrou que o Brasil se destaca como um dos principais centros mundiais para a modalidade, contando com mais de 47 milhões de entusiastas no total e 8,5 milhões de praticantes.
O crescimento evidencia o atual momento de popularização do skate no país, impulsionado pela inclusão do esporte nos Jogos Olímpicos, bem como pela ascensão de novos ídolos brasileiros na área.
Segundo a pesquisa, os brasileiros mostraram uma maior inclinação para adquirir produtos ou serviços das marcas que patrocinam o esporte. Aproximadamente 65% deles demonstraram disposição para experimentar um produto ou um serviço dos patrocinadores, percentual 23% acima da média.
A análise do Ibope Repucom apontou ainda que esse período de crescimento abrange desde a estreia internacional da brasileira Rayssa Leal, em 2019, até a inclusão do skate nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, disputados no ano seguinte por causa da pandemia de Covid-19.
Perfil
A pesquisa também revelou informações sobre o perfil do fã de skate brasileiro, indicando que 74% dos entrevistados demonstraram interesse pelo esporte, o que representa um grupo de aproximadamente 81,8 milhões de brasileiros. Desse total, 47,7 milhões são considerados fãs dedicados.
“O skate brasileiro vive um momento muito parecido com a ascensão do surfe há dez anos. É um esporte que tem aderência no país e que soube aproveitar o bom momento dos atletas nacionais nas principais competições da modalidade para furar a bolha dos fãs”, disse Pedro Dau de Mesquita, co-CEO e diretor comercial da 213 Sports.
“O skate tem como principais valores a inclusão social, igualdade de gênero, companheirismo e cultura urbana, o que abre espaço para que marcas não endêmicas possam se relacionar com esta audiência”, acrescentou.
Hábitos de consumo
De acordo com a pesquisa, cerca de 13% dos 47,7 milhões de brasileiros identificados como entusiastas frequentam competições pessoalmente, totalizando 6,2 milhões de pessoas que interagem diretamente com as marcas relacionadas. Além disso, 45% preferem acompanhar as transmissões pela TV por assinatura, indicando uma adesão 25% maior do que a média nacional.
Outro dado é que 81% dos fãs de skate utilizam regularmente smartphones para se relacionar com o esporte, enquanto 72% optam por Smart TVs. Eles demonstram uma relação mais direta com os patrocinadores, com 57% declarando fidelidade às marcas associadas ao skate. A maioria desses fãs, 65%, procuram se manter informados sobre os parceiros comerciais da modalidade.
O interesse pelos patrocinadores do skate se converte em um índice de consumo considerável: 67% já realizaram compras influenciados pelas marcas vistas durante as transmissões. Além disso, 65% dos fãs de esporte em geral adquiriram produtos esportivos oficiais nos últimos seis meses. Entre os fãs de skate, esse percentual atinge 79%, um índice 22% maior.
A pesquisa também destacou que o gasto médio dos fãs é mais elevado do que o da população em geral em todas as categorias de consumo de artigos esportivos.
SLS Super Crown World Championship
A 213 Sports é responsável pela promoção da Street League Skateboarding (SLS), que será realizada entre 2 e 3 de dezembro no Brasil.
O evento é apresentado pela BB Seguros, conta com patrocínio da cerveja Tiger e da BAW Clothing, e ainda com o apoio da New Era Brasil. Estas marcas se juntam aos parceiros globais da SLS (Accelerator Active Energy, Cariuma, Tech Deck, G-Shock, True Skate e Rumble), além de apoios institucionais do Ministério do Esporte do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), e da Secretaria de Esportes do Governo de São Paulo. Por fim, o evento tem a homologação da Confederação Brasileira de Skate (CBSk).