A Nike inaugurou o primeiro Skate Park do Parque Ibirapuera, o maior e mais movimentado da América Latina, que fica localizado na zona sul de São Paulo. O espaço faz parte da segunda etapa do projeto da marca em parceria com a Urbia, gestora do parque. A primeira etapa, envolvendo um campo de futebol society revitalizado, duas quadras de basquete e duas quadras de areia, já havia sido colocada em prática em um megaevento realizado no último mês de junho.
De acordo com a Nike, o Ibirapuera esperava por um espaço dedicado aos apaixonados por skate há cinco décadas. A construção tem forma de “street/pista” com simulações de espaços urbanos e conceitos de pistas próprias para o esporte, contemplando rampas e obstáculos sob medidas técnicas para o skate.
A estrutura possui 600 metros quadrados de área construída, com luzes de led nos obstáculos. Localizado na Ladeira da Preguiça, próximo ao Portão 5, o desenvolvimento do projeto também contou com a PUG Skateparks, empresa especializada em projetos de pista de skate junto a profissionais gabaritados no esporte.
“A Nike acredita no poder do esporte como agente transformador da sociedade, por isso, a ampliação do acesso e a democratização do esporte é fundamental para tornar o esporte um hábito diário na vida das pessoas. Sabendo da forte conexão entre o skate e o parque, nada mais justo do que tornar real a luta dos skatistas paulistanos. Esperamos que o novo espaço consiga impulsionar e trazer ainda mais fãs para a modalidade”, afirmou Gustavo Viana, diretor de marketing da Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil.
“Nosso objetivo é fomentar diferentes modalidades esportivas no Ibirapuera. No início da nossa gestão, realizamos pesquisas e identificamos que uma das principais necessidades dos skatistas era a construção de um local específico para a prática do esporte. A entrega da pista, por meio dessa parceria com a Nike, vai ao encontro da nossa meta de contribuir para o fortalecimento do skate na capital”, destacou Samuel Lloyd, diretor da Urbia.
O evento de inauguração da pista contou com os mestres de cerimônia Sandro Testinha, fundador da ONG Social Skate, e Pipa Souza, skatista e uma das principais vozes do skate feminino. Pelo lado dos atletas, estiveram presentes os skatistas Gabi Mazetto, Vinícius Costa e Leo Adrian. No som, os DJs Sophia, Kefing e Sono TWS animaram a noite dos presentes.