Medalhistas olímpicos, Rayssa Leal e Kelvin Hoefler disputarão SLS Super Crown em SP

Rayssa Leal será uma das brasileiras que disputarão o SLS Super Crown - Divulgação

A Street League Skateboarding (SLS) anunciou a lista de atletas que disputarão o SLS Super Crown World Championship apresentado pela BB Seguros. O evento será realizado nos dias 2 e 3 de dezembro, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP). Os ingressos para cadeiras inferiores já estão esgotados para os dois dias de evento.

Entre os inscritos para a competição estão 11 brasileiros, três no feminino e oito no masculino. No masculino, estão confirmados o português Gustavo Ribeiro, atual campeão, o norte-americano Nyjah Huston, maior vencedor da história da SLS, e os brasileiros Kelvin Hoefler, vice-campeão olímpico em Tóquio 2020, Felipe Gustavo, vencedor da etapa de Sydney, Filipe Mota, Carlos Ribeiro, Luan Oliveira, Lucas Rabelo, Giovanni Vianna e Gabryel Aguilar, que conquistou a vaga no SLS Select Series Saquarema 2023 apresentado pela BB Seguros.

A disputa masculina ainda contará com Braden Hoban, Chris Joslin, Yuto Horigome, Torey Pudwill, Dashawn Jordan, Shane O’Neil, Aurelien Giraud, Manny Santiago, Ryan Decenzo, Alec Majerus, Jamie Foy, Vicent Milou, Daiki Ikeda, Kairi Netsuke, Maurio McCoy, Shay Sandiford, Dominick Walker, Tommy Fynn, Jhancarlos Gonzales e Trent McClung.

No feminino, destaque para Rayssa Leal, que buscará o bicampeonato em casa, após a conquista do SLS Super Crown World Championship, no Rio de Janeiro, em 2022. Pâmela Rosa e Isabelly Ávila, que conquistou a vaga no SLS Select Series Saquarema 2023 apresentado pela BB Seguros, completam a lista de três brasileiras na disputa.

“Eu fico sempre muito feliz de competir no Brasil, ainda mais numa etapa tão especial quanto o Super Crown. Espero que a arena esteja cheia, com muita gente torcendo por nós”

Rayssa Leal, vice-campeã olímpica em Tóquio 2020

Além das brasileiras, a competição também contará com as japonesas Funa Nakayama, Momiji Nishiya, Yumeka Oda e Aoi Uemura, as holandesas Roos Zwetsloot e Keet Oldenbeuving, as norte-americanas Paige Heyn e Mariah Duran, e a australiana Chloe Covell, uma das favoritas ao título.

Calendário

O SLS Championship Tour teve sua primeira etapa de 2023 em Chicago (EUA). Realizada em abril, a disputa consagrou a maranhense Rayssa Leal e o paulista Kelvin Hoefler como os primeiros vencedores da temporada.

Em agosto, a SLS realizou sua primeira etapa no Japão. O SLS de Tóquio teve a australiana Chloe Covell e o japonês Yuto Horigome como vencedores.

Em outubro, foi a vez de Sydney, na Austrália, sediar a penúltima etapa do ano. Disputando em casa, Chloe Covell garantiu sua segunda vitória na temporada e colocou seu nome como uma das favoritas para a conquista do Super Crown 2023.

A etapa ficou marcada ainda pela vitória inédita do brasiliense Felipe Gustavo, um dos skatistas mais respeitados da SLS e que tentará no Brasil seu primeiro título mundial.

Medalhista olímpico, Kelvin Hoeffler será um dos destaques do SLS Super Crown de São Paulo – Divulgação

Sistema de disputa

Em São Paulo, a disputa pelo título mais importante do skate street neste ano começará no sábado (2), com as baterias eliminatórias.

Entre as mulheres, as disputas serão realizadas em dois grupos de seis skatistas cada. As três melhores de cada grupo avançarão para a final, no domingo (3). Já no masculino, serão cinco grupos de seis skatistas, com os vencedores de cada grupo e o melhor segundo colocado avançando para a final de domingo (3).

A disputa pelo Super Crown feminino começará às 10h30 de domingo (3), com transmissão ao vivo no Esporte Espetacular (Globo). Mais tarde, às 14h30, será a vez dos homens se enfrentarem. A transmissão poderá ser acompanhada ao vivo no Sportv ou pelo canal oficial da Street League Skateboarding no Rumble.

Em ambas as etapas (eliminatórias e finais), os skatistas terão duas voltas de 45 segundos e cinco oportunidades de manobras individuais. A nota final dos atletas será a soma das quatro maiores notas, podendo ser composta de uma volta e três manobras individuais, ou quatro manobras individuais, com pontuação máxima de 40 pontos.

Organização e patrocínio

O SLS Super Crown World Championship é promovido pela 213 Sports, com realização da Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil (AEESB) e homologado pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk).

A competição é apresentada pela BB Seguros, com os patrocínios de Cerveja Tiger, Baw Clothing e Vivo, além dos apoios de Chevrolet e New Era Brasil, que se juntam aos parceiros globais da SLS: Accelerator Active Energy, Cariuma, Tech Deck, G-Shock, True Skate e Rumble.

A competição também conta com apoios institucionais do Ministério do Esporte do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.

O evento tem parceria de mídia oficial com a Rádio 89 FM, o site Cemporcentoskate e a JCDecaux (mídia out-of-home).

Programação

Sexta-feira (1º de dezembro)

9h–17h: registro dos skatistas

10h–13h: treino feminino

13h–17h: treino masculino

Sábado (2 de dezembro)

8h–10h: treino masculino

10h–11h30: treino feminino

10h30: abertura dos portões

11h30–13h15: eliminatórias do feminino

13h15–14h30: treino masculino

14h30–18h30: eliminatórias do masculino

Domingo (3 de dezembro)

8h30–9h30: treino masculino

9h30–10h30: treino feminino

9h30: abertura dos portões

10h30–11h30: final feminina

11h45–12h: sessão de autógrafos com skatistas (evento próximo à loja da SLS)

12h–13h: show do intervalo

13h–13h45: concurso de melhor manobra (best trick)

13h45–14h30: treino masculino

14h30–15h30: final masculina

15h30–18h: música no palco externo

Sair da versão mobile