Os carros da nova geração da Stock Car Pro Series, que ganharão as pistas em 2025, serão mais sustentáveis. A nova “safety cage”, a gaiola de segurança que protege os pilotos, será feita em aço carbono neutro, produzido pela ArcelorMittal.
A solução em aço desenvolvida pela empresa tem o certificado XCarb, programa global da produtora que atesta uma fabricação com emissões de carbono reduzidas.
De acordo com o vice-presidente de operações da ArcelorMittal Aços Planos América Latina, Jorge Adelino de Faria, a iniciativa reforça o compromisso da empresa com a agenda de descarbonização.
“A ArcelorMittal se conecta à Stock Car por meio dos pilares de segurança, tecnologia e sustentabilidade. Neste caso, usamos nosso centro de pesquisa e desenvolvimento para desenvolver a solução em aço da ‘safety cage’, e todo o processo foi feito de forma sustentável, com o certificado XCarb, levando a importância da agenda de descarbonização também para o automobilismo e reafirmando o nosso propósito de produzir aços inteligentes para as pessoas e o planeta”, destacou.
“A contribuição da ArcelorMittal para o projeto do carro 2025 da Stock Car nos trouxe avanços importantes em pelo menos três dimensões: tornou os carros mais seguros, mais competitivos e também reduziu nossa pegada de carbono. Esse é um combo tecnológico que nos ajuda muito a avançar nos objetivos do projeto”, afirmou Fernando Julianelli, CEO da Vicar, empresa promotora da Stock Car.
Conduzido pela Audacetech, braço tecnológico do Grupo Veloci, detentor da Vicar, o projeto da nova geração de carros da Stock Car busca levar mais segurança e sustentabilidade para as pistas. Além de contar com aço carbono neutro, o material, que possui alta resistência, trará mais leveza à estrutura, reduzindo o consumo de combustível.
A neutralidade de carbono da solução em aço para a Stock Car será garantida por projetos de redução de emissões, além da compensação por meio do plantio de árvores.
SUVs
A partir de 2025, a Stock Car deixará de usar carros sedans e passará a correr com SUVs. A categoria pretende contar com quatro montadoras no grid na temporada de estreia dos novos modelos. Até o momento, a Toyota, com o Corolla Cross, e a Chevrolet, com a Tracker, são as únicas anunciadas.