A BRB Stock Car terá, neste final de semana (3 a 4), a disputa da primeira etapa de 2025. Além de marcar o início de uma nova temporada, a corrida também será o começo de uma nova era na categoria da Vicar, que inclui carros completamente redesenhados, inúmeros patrocinadores e nomes de peso do automobilismo brasileiro.
A partir desta etapa, a principal categoria do esporte a motor do país passará a utilizar o Audace SNG01, carro desenvolvido do zero pela Audacetech. A empresa, braço tecnológico do Veloci Group, controlador da Vicar, projetou e desenvolveu todas as peças da nova máquina.
“No projeto, pensamos que deveria ser mais seguro, mais fácil de manutenção, mais leve, mais rápido e mais barato. Com esses pilares, colocamos os engenheiros para poder desafiar tudo isso”, contou Lincoln Oliveira, CEO da Vicar, no Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte, em fevereiro.
Os motores V8 aspirados saem de cena para a entrada de unidades de potência com quatro cilindros turbo, capazes de gerar 500 cavalos. O lançamento também envolve inúmeras atualizações tecnológicas, incluindo a adição de uma asa traseira móvel, inspirada na Fórmula 1.
Um dos principais destaques se dá pela possibilidade de aproximação aos fãs proporcionada pelo novo carro. O lançamento envolve um arcabouço de conectividade 5G que permitirá que os espectadores tenham acesso a câmeras 360º posicionadas nos veículos.
Além disso, será possível ouvir as comunicações de rádio de forma integral e desfrutar de recursos que estarão disponíveis no aplicativo oficial da BRB Stock Car, o Paddock Fan. Com o plano premium, os fãs ainda poderão emitir até 4 ingressos por etapa, com visita aos boxes, e acessar dados detalhados de telemetria, entre outros benefícios.
Os recursos se assemelham à plataforma F1 TV, criada pela Fórmula 1, que tem ganhado terreno entre os fãs da categoria justamente por possibilitar o consumo personalizado das corridas.
Montadoras
A principal categoria do automobilismo nacional tem como um de seus princípios correr com modelos de carro populares no Brasil. Por muitos anos, os modelos sedãs foram os mais bem vistos pelos consumidores do país.
Recentemente, porém, o interesse pelos SUVs passou a ser maior. Com isso, a categoria optou por adotar os modelos a partir de 2025, quando passa a ter três montadoras.
A Chevrolet utilizará o Tracker, enquanto a Toyota terá o Corolla Cross. A novidade está na entrada da Mitsubishi, que retorna à Stock Car depois de 16 anos, com o Eclipse Cross.
“O retorno da Mitsubishi Motors à Stock Car representa um capítulo importante na história da marca no Brasil. Sempre estivemos envolvidos diretamente com o esporte a motor, especialmente no rali, modalidade que usamos como laboratório de testes para o desenvolvimento dos nossos veículos”, afirmou Mauro Luis Correia, CEO da Mitsubishi Motors no Brasil.
“Agora, vamos mostrar toda a esportividade e desempenho que nossos modelos oferecem aos clientes, e a Stock é a melhor plataforma para isso”, acrescentou.
A primeira participação da Mitsubishi na Stock Car começou há 20 anos com o Lancer. Essa fase foi marcada por 16 vitórias, 38 pódios, 13 pole-positions, 15 voltas mais rápidas, 37 pilotos e dois títulos em 48 corridas disputadas entre o início de 2005 e o final de 2008.
Cinco equipes competirão carregando a marca japonesa: Eurofarma-RC, RCM Motorsports, Blau Motorsport, Scuderia Bandeiras II e CAR Racing KTF.
Parceiros
Para esta temporada, a BRB Stock Car conta com 15 patrocinadores. O Banco BRB é o máster, com os naming rights da categoria.
Além da instituição financeira, ArcelorMittal, Zadara, Dupont Kevlar, Blau Farmacêutica, Dana Spicer, Ezze Seguros, TE Connectivity, Hankook, Papel Excellence, Intelbras, Petrobras Podium, Snapdragon, Tractian e Vivo são parceiros da categoria da Vicar.
Entre os fornecedores, estão Cobreq, Hipper Freios, Mann Filter, Mangels, SKF, Viemar e Wokin. Band, BandSports e Sportv são os parceiros de mídia.
Nomes de destaque
O potencial da Stock Car também se dá por conta dos grandes nomes do automobilismo que formam o grid. Assim como no ano passado, Rubens Barrichello, Felipe Massa e Nelson Piquet Jr., todos com passagens pela Fórmula 1, estão entre os 31 pilotos.
Nesta semana, a categoria também confirmou a chegada de mais um nome de peso, o brasileiro Helio Castroneves. O piloto retorna ao Brasil depois de uma longa e vitoriosa passagem pela IndyCar, com direito a quatro vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis (2001, 2002, 2009 e 2021).
“Estou muito feliz com o convite que o Lincoln Oliveira [CEO da Vicar] me fez e não pensei duas vezes na hora de aceitar, pois sou muito fã da categoria, principalmente agora que o desafio é redobrado com a entrada dos SUVs. Não vejo a hora de entrar na pista de Interlagos, que tanto amo, com meu Chevrolet Tracker”, declarou Helio Castroneves, que correrá pela RTR Sport Team.
A Stock Car conta, ainda, com nomes experientes e consolidados na categoria. Ricardo Zonta, Gabriel Casagrande, Daniel Serra, Ricardo Maurício, Cacá Bueno, Átila Abreu e Allam Khodair, por exemplo, seguem no grid.
Etapas
Como de costume, a primeira etapa da Stock Car será no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). A corrida está marcada para domingo (4), a partir das 12h10 (horário de Brasília).
Na sequência, a categoria passará por Cascavel (25/05), Velopark (08/06), Velocitta (29/06), Velocitta (20/07), Belo Horizonte (17/08), Cascavel (07/09), Velocitta (08/10), Rio Grande do Sul (26/10), Goiânia (16/11), Brasília (30/11) e Interlagos (14/12).
Entre elas, são destaques as etapas de Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF). A primeira delas envolve o BH Stock Festival, que estreou no calendário em 2024 e movimentou R$ 250 milhões.
Brasília, por sua vez, planeja receber a Stock Car no Autódromo de Brasília BRB reformado. O complexo tem entrega prevista para setembro e tem passado por obras de recapeamento e instalação de novas barreiras de proteção, entre outras mudanças.
Entre as etapas anunciadas pela Stock Car, as de Cascavel (07/09), Rio Grande do Sul (26/10) e Brasília (30/11) estão sujeitas a alterações.