A Stock Car revelou, nesta quinta-feira (14), durante um evento no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), a decisão de substituir os sedãs por SUVs na próxima geração de carros da categoria, programada para estrear em 2025. A mudança marca um novo capítulo na história da principal competição do automobilismo nacional, que passará a contar com o Chevrolet Tracker e o Toyota Corolla Cross.
A ArcelorMittal, por sua vez, será responsável por desenvolver a gaiola de segurança, visando à segurança dos pilotos e à modernização dos veículos.
A decisão de migrar para SUVs foi tomada após um desafio proposto pelas montadoras e uma análise do mercado automotivo, que demonstrou uma tendência de queda nas vendas de sedãs e um aumento na preferência por SUVs. A escolha foi fundamentada em uma pesquisa quantitativa com 180 fãs da categoria, que opinaram sobre a introdução dos novos modelos.
De acordo com o relatório final, os SUVs obtiveram maior aceitação, variando entre 64% e 77%, dependendo do perfil do fã entrevistado (considerados como “fanáticos” e “regulares”). Além disso, em um teste visual com imagens do Corolla e do Corolla Cross, o modelo SUV também obteve um resultado favorável, ultrapassando a marca de 50%.
A Stock Car planeja contar com quatro montadoras no grid de 2025, totalizando 32 carros, distribuídos em oito veículos por marca. Até o momento, Chevrolet e Toyota são as únicas confirmadas, enquanto as outras duas montadoras serão anunciadas em abril de 2024.
Embora a estreia oficial do novo carro esteja marcada para 2025, as equipes terão a oportunidade de testar o modelo ao longo de 2024. Com inspiração no modelo da Nascar, os competidores terão a chance de pilotar os novos carros nas segundas-feiras após as etapas disputadas na próxima temporada.