O potiguar Ítalo Ferreira, campeão olímpico e mundial de surfe, inaugurou, nesta quinta-feira (27), a primeira fase de obras do instituto que leva o nome do surfista em Baía Formosa (RN). O objetivo é contribuir para a formação integral de jovens em situação de vulnerabilidade social, além de incentivar a prática de atividades físicas visando a inclusão social das crianças por meio do esporte.
A sede do Instituto Ítalo Ferreira será a casa em que o atleta foi criado junto com a irmã Pollyanna, diretora administrativa da instituição. O imóvel cedido pelo surfista para o projeto social está passando por uma reforma geral para que sejam finalizadas a construção das salas de aula.
Um dos patrocinadores do projeto, o banco BV doou e instalou 62 placas fotovoltaicas que ajudarão a reduzir a conta de energia elétrica do espaço em até 95%. A iniciativa foi realizada em parceria com o Portal Solar, empresa integrante do Grupo Votorantim.
“Ver um ídolo brasileiro ciente de sua importância para a sociedade nos dá esperança de um futuro melhor para tantas crianças e jovens que não teriam essa oportunidade. Com o apoio ao Ítalo, chegamos a dez institutos desde que passamos a investir no esporte brasileiro em 2018. É uma marca extremamente importante e que reforça nosso posicionamento de acreditar no esporte como um transformador social”, destacou Tiago Soares, gerente executivo de sustentabilidade e experiência de marca do banco BV.
A lista de patrocinadores do espaço também conta com Adcos, Billabong e IF15 Sports, agência que gerencia a carreira do surfista. Há ainda o apoio técnico do Instituto Votorantim, além do apoio de Zani Madeiras, Isoeste, Ello Esquadrias, Elizabeth Revestimentos, Maré Pranchas, Iskisita, Urbano Arquitetura, Mourad Construtora, Dore e Água Mineral Fonte Clara.
“A Adcos é uma empresa que nasceu comprometida com sua atuação social e seu impacto na sociedade, e, junto ao Instituto Ítalo Ferreira, visamos conscientizar a população local de Baía Formosa sobre a importância do uso diário do protetor solar, como forma de prevenção e combate ao câncer de pele. Dessa forma, seremos responsáveis por proteger e cuidar da saúde da pele das crianças matriculadas no Instituto. O autocuidado é necessário, mas cuidar do próximo é primordial”, afirmou Ada Mota, fundadora da Adcos.
Impacto social
O impacto social gerado pelo instituto é estimado em aproximadamente 500 pessoas por ano, contando-se tanto o público que será beneficiado diretamente pelas ações quanto as famílias dos jovens e a comunidade local. Para isso, haverá uma estrutura de 400m2 com aulas de idiomas, informática, sustentabilidade e meio ambiente, assim como apoio educacional e atividades físicas.
De acordo com a instituição, serão oferecidas aulas teóricas e práticas de surfe, com o objetivo de promover mudanças na vida das crianças atendidas por meio do esporte. Até a reforma integral do local, o instituto oferecerá para crianças e jovens já inscritas atividades de psicomotricidade, coordenação motora, atenção, concentração por meio de movimentos, atividades recreativas, ritmos e conexão e ambientação com o meio ambiente e o meio líquido (mar).
A expectativa é que o instituto esteja 100% finalizado e em funcionamento total até o início de 2023.