O brasileiro Hugo Calderano, quinto colocado do ranking mundial de tênis de mesa, lançou, neste domingo (29), a Metodologia Hugo Calderano by FitPong, que pretende levar a modalidade a academias, escolas, centros de treinamento, clubes, condomínios e empresas.
Desenvolvida em parceria com a academia de tênis de mesa FitPong, a metodologia é inspirada nos conceitos e princípios de treinamento de Hugo aprimorados ao longo de quase 20 anos.
A metodologia funcionará em sistema de licenciamento de marca e método, oferecendo diferentes opções de programas e modalidades, certificação para treinadores e suporte em gestão, marketing e comunicação, além da participação do próprio atleta em determinadas ações.
Lançamento
A partir de fevereiro, os estabelecimentos interessados em adquirir o licenciamento poderão se candidatar pelo site oficial da ação.
O modelo de licenciamento prevê a possibilidade de alcance do breakeven (ponto de equilíbrio do negócio) com uma operação envolvendo poucos alunos. Um dos motivos é a baixa necessidade de investimento em estrutura física, especialmente quando comparado à construção de uma quadra poliesportiva ou piscina.
Outro fator de atratividade da metodologia é a força da marca Hugo Calderano, inclusive internacionalmente. Considerado um dos maiores atletas olímpicos brasileiros da atualidade e candidato a medalha nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o carioca de 26 anos é o maior expoente não asiático do tênis de mesa em nível mundial.
Popularização
Hugo, que já conquistou duas etapas do Circuito Mundial em 2023, vê o projeto como um passo importante para popularizar a modalidade no país e fomentar o surgimento de novos atletas.
Modalidade olímpica desde Seul 1988, o tênis de mesa é praticado no Brasil como lazer, em mesas de pingue-pongue. Calderano, com sua metodologia, espera fazer com que mais pessoas se interessem pelo esporte.
“Entendo que o meu papel no tênis de mesa vai muito além do que eu faço na mesa durante as competições. Acredito que o tênis de mesa pode ser uma das modalidades mais populares do país, não apenas como atividade física ou lazer, mas também no alto rendimento”
Hugo Calderano, principal mesa-tenista do Brasil
“Dividir minhas experiências de treinamento é mais uma etapa nessa missão”, acrescentou o jogador.
O mesa-tenista participou remotamente do evento de lançamento do projeto, com cerca de 150 convidados em uma das unidades FitPong de Brasília (DF). Hugo colaborou diretamente no desenvolvimento da metodologia para que as aulas refletissem os aspectos que mais valoriza em seus treinamentos, como liberdade e criatividade.
“Sempre falo que é muito importante desfrutar dos treinamentos. A vida do atleta se passa muito mais nos treinos do que nas competições. Acredito que, para curtir esse processo, é preciso que as atividades tenham liberdade, criatividade, desafios e diversão. Além, claro, de muita disciplina”, disse o atual bicampeão dos Jogos Pan-Americanos.
Programas
A metodologia terá dois programas de aprendizado e treinamento: start, voltado para crianças de 5 a 12 anos, e evolution, para pessoas a partir de 13 anos, sem limite de idade.
Os alunos poderão ser avaliados no chamado teste de raquete para avançarem dentro da jornada programada, recebendo graduações a cada mudança de nível.
A proposta da metodologia é ir além do desenvolvimento técnico e tático: os treinadores também são responsáveis por promover atividades que permitam a cada aluno evoluir em outras áreas, como princípios e valores, conhecimentos e cultura, saúde e qualidade de vida.
“A experiência que temos mostra que os alunos têm um impacto positivo em diferentes aspectos, como autoestima, confiança e até na vida profissional. Além, claro, dos ganhos físicos e do bem-estar. Com a nova metodologia, estamos certos de que esses resultados serão ainda melhores”, destacou Jorge Vieira, criador da FitPong.