Pular para o conteúdo

Rio de Janeiro será sede do Mundial de Tênis de Mesa de 2029

Anúncio acontece no melhor momento da modalidade no país na história, com resultados expressivos seguidos de Hugo Calderano

Anúncio foi feito durante a Assembleia Geral da ITTF, em Doha, no Catar - Divulgação / ITTF

A cidade do Rio de Janeiro (RJ) será sede do Mundial de Tênis de Mesa de 2029, que contará com eventos de simples e duplas. O anúncio foi feito nesta terça-feira (27), durante a Assembleia Geral da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF, na sigla em inglês), em Doha, no Catar.

Para conquistar esse direito, a capital fluminense bateu três concorrentes: Berlim (Alemanha), San José (EUA) e a China, que ainda não havia definido uma cidade específica. O Rio de Janeiro liderou as três rodadas de votação, e a eleição foi confirmada com a vitória sobre a China na última delas, por 131 votos a 68.

LEIA MAIS: CazéTV e Sportv obtêm boa audiência com Hugo Calderano no Mundial de Tênis de Mesa

Será a primeira vez que a competição será realizada nas Américas. E o anúncio acontece no melhor momento da modalidade no país na história, com resultados expressivos seguidos de Hugo Calderano, que, em poucas semanas, foi ouro na Copa do Mundo de Macau e prata no Mundial disputado na semana passada justamente no Catar.

Além disso, o brasileiro já havia ficado na quarta colocação nos Jogos Olímpicos de Paris no ano passado, além de frequentar o Top 10 do ranking mundial há algum tempo.

No feminino, Bruna Takahashi também tem se destacado, conquistando recentemente alguns dos melhores resultados na história do país.

“Realizaremos o maior Campeonato Mundial de todos os tempos. O Brasil tem desbravado fronteiras no tênis de mesa, graças a um trabalho muito sério da CBTM [Confederação Brasileira de Tênis de Mesa], dos treinadores, dos atletas e de toda a comunidade do esporte no país. O Rio estará de braços abertos para receber o mundo mais uma vez”, afirmou Vilmar Schindler, presidente da CBTM.

“Pela primeira vez, o Campeonato Mundial de Tênis de Mesa virá para as Américas. E tinha que ser para a Cidade Maravilhosa, para a nossa capital olímpica. Agradecemos a confiança da ITTF e da comunidade internacional do tênis de mesa. Faremos um campeonato inesquecível”, ressaltou Alaor Azevedo, assessor especial da CBTM e vice-presidente da ITTF.

Antes do Rio de Janeiro receber o evento, no entanto, ele passará por outras cidades espalhadas pelo mundo. O Mundial de 2026 (apenas por equipes) será em Londres (Inglaterra), enquanto o de 2027 será em Astana (Cazaquistão) e o de 2028 (apenas por equipes) será em Fukuoka (Japão).

Vale lembrar que não é a primeira vez que a cidade do Rio de Janeiro é escolhida para um Mundial inédito no país. Em agosto deste ano, por exemplo, a capital fluminense receberá o Mundial de Ginástica Rítmica. Coincidentemente ou não, a modalidade também atravessa o melhor momento de sua história no país, com destaque especial para Bárbara Domingos.