A WTA revelou, nesta quinta-feira (4), que o WTA Finals, evento que reúne as oito melhores tenistas do ano, bem como as oito melhores duplas, e fecha o calendário anual do tênis feminino, será realizado em Riad, na Arábia Saudita, nos próximos três anos, ou seja, até 2026. Em 2024, a data exata do torneio já foi definida: de 2 a 9 de novembro.
A decisão é consequência de um novo acordo entre a WTA e a Federação Saudita de Tênis, e oferecerá um prêmio em dinheiro recorde de US$ 15,25 milhões no torneio deste ano. Para 2025 e 2026, as premiações serão ainda maiores, comprovando o que os próprios sauditas chamaram de “investimento mais amplo” no tênis feminino.
“Trazer as finais da WTA para Riad é uma nova e excitante oportunidade para nós, e um passo positivo para o crescimento a longo prazo do tênis feminino como um desporto global e inclusivo. Ficamos impressionados com o compromisso demonstrado pela Federação Saudita de Tênis em desenvolver o esporte em todos os níveis, e não temos dúvidas de que jogadores e fãs podem esperar um evento de classe mundial em Riad para finalizar as temporadas de 2024, 2025 e 2026”, afirmou Steve Simon, presidente e CEO da WTA.
“Esta parceria plurianual expande a presença da WTA no Oriente Médio e leva-nos a um país com enorme potencial de crescimento, além de apoiar os nossos ambiciosos planos para acelerar o desenvolvimento global e o progresso do tênis feminino. Estamos ansiosos para trabalhar com a Federação Saudita de Tênis nos próximos anos para alavancar o WTA Finals, criar mais fãs e inspirar mais pessoas a praticar nosso esporte”, destacou Marina Storti, CEO da WTA Ventures, divisão comercial da WTA.
A entidade garantiu que avaliou propostas de diferentes países e regiões, mas acabou se decidindo pelo país asiático. No ano passado, o WTA Finals foi disputado em Cancun, no México, em meio a especulações de que seria realizado justamente na Arábia Saudita.
Vale destacar que os sauditas estão cada vez mais inseridos no universo esportivo como anfitriões de diversos eventos globais, mas também seguem sob os holofotes e recebendo séries de críticas por violações de direitos humanos.
“Sediar as finais do WTA é absolutamente importante para o futuro do tênis na Arábia Saudita e para o crescimento do esporte em geral, especialmente entre nossas jovens garotas. E esse é inteiramente o nosso foco, inspirar as futuras gerações de jogadoras e celebrar o tênis feminino. Queremos ajudá-las a acreditar que também pertencem a esse esporte. Por meio do torneio, temos o potencial de alimentar os sonhos de milhões de jovens que procuram um futuro brilhante e um mundo de novas oportunidades”, disse Arij Mutabagani, presidente da Federação Saudita de Tênis.
“Todos se sentirão extremamente bem-vindos. Nosso país está avançando. Muito já foi alcançado e muitos passos históricos foram dados pelas mulheres em todos os setores nos últimos anos, com o esporte a impulsionar grande parte do progresso em toda a nossa sociedade. Portanto, temos um impulso real, e receber os melhores tenistas do mundo em Riad apenas acelerará nossa transformação e ajudará a desenvolver ainda mais o jogo”, acrescentou o mandatário.