Pular para o conteúdo

Com impulso de João Fonseca e Bia Haddad Maia, Brasil entra na rota dos projetos internacionais de tênis

Rafa Nadal Tennis Center, do ex-tenista Rafael Nadal, terá maior unidade do mundo na cidade de Porto Belo (SC), a partir de 2028

João Fonseca comemora título do ATP 500 de Basel, na Suíça - Divulgação

João Fonseca comemora título do ATP 500 de Basel, na Suíça - Divulgação

O tênis brasileiro vive uma de suas melhores fases da história, com Beatriz Haddad Maia e João Fonseca entre os melhores atletas do mundo na modalidade. Além da renovação na base de fãs e o maior interesse da mídia, o momento também coloca o Brasil como alvo de projetos internacionais.

Nos últimos dias, o Rafa Nadal Tennis Center, projeto fundado pelo ex-tenista espanhol Rafael Nadal, anunciou que abrirá a primeira unidade na América Latina em Porto Belo, no litoral de Santa Catarina, em 2028.

Além de marcar um passo importante do projeto em direção à expansão internacional, o movimento também demonstra interesse pelo mercado brasileiro e aproveita a onda de engajamento gerada pelos destaques nacionais do esporte. 

Infraestrutura

O Rafa Nadal Tennis Center será construído no All Resort Porto Belo, projeto de alto padrão que integra residências, lazer e esportes em Santa Catarina, terra de Gustavo Kuerten, único brasileiro a liderar o ranking mundial de simples da ATP. 

O centro de treinamento contará com 17 quadras, entre piso rápido e saibro, cobertas e ao ar livre. De acordo com o projeto, será a maior unidade da rede dedicada ao tênis no mundo.

A estrutura também incluirá uma arena central que poderá receber mais de 1,5 mil pessoas, oito quadras de padel cobertas, uma academia de alto rendimento com equipamentos de última geração e espaços complementares.

O complexo oferecerá, ainda, um local específico voltado à gastronomia de alto padrão e um museu com itens históricos da carreira de Rafael Nadal.

“Estamos muito felizes que a expansão internacional da academia esteja chegando à América do Sul. O Brasil tem uma enorme paixão pelo esporte, e tenho certeza de que o projeto será um sucesso”, afirmou o ex-tenista espanhol.

Por fim, o Rafa Nadal Tennis Center importará a metodologia de ensino desenvolvida por Nadal e sua equipe técnica, tanto na formação de novos talentos quanto no desenvolvimento de praticantes amadores.

Luxo

A novidade também segue uma tendência observada no mercado brasileiro: o uso do esporte para potencializar empreendimentos imobiliários de luxo.

Assim como o tênis, o surfe tem sido utilizado com frequência com esse objetivo, principalmente a partir da construção de piscinas de ondas artificiais. Outra modalidade que se enquadra nessa estratégia é o automobilismo, com um crescimento exponencial de camarotes e áreas vips nos autódromos, em especial o de Interlagos, em São Paulo (SP), que recebe a Fórmula 1.