Depois de superar o russo Daniil Medvedev na final do US Open 2023 e conquistar o seu 24º título de Grand Slam, Novak Djokovic alcançou a marca de US$ 175,3 milhões recebidos em premiações ao longo da carreira. Dessa forma, o sérvio lidera o ranking dos tenistas que mais arrecadaram com esse tipo de remuneração, com cerca de US$ 40 milhões a mais do que o espanhol Rafael Nadal, segundo colocado na lista.
Além disso, a conquista do US Open também fez Djokovic superar Serena Willians em número de títulos de Grand Slam e se igualar à americana Margaret Court como os tenistas que mais venceram torneios desta categoria.
“Nunca imaginei que estaria aqui com vocês falando sobre 24 Grand Slams. Nunca pensei que essa seria a realidade, mas nos últimos anos senti que tenho uma chance, uma chance de fazer história, e por que não aproveitá-la se ela se apresentou?”, questionou Djokovic, após vencer o US Open.
Homenagem
Aos 36 anos, o sérvio também se tornou o tenista mais velho a ganhar o US Open, recorde que também conquistou em Roland Garros, há cerca de três meses. Durante a cerimônia de premiação do US Open neste domingo (10), Djokovic ainda usou uma camisa em homenagem a Kobe Bryant, com o número “24” e a frase “Mamba Forever”.
“Meu pensamento ao fazer essa camiseta, caso eu vencesse, veio há sete dias, e só falei com pessoas próximas. Kobe era um amigo próximo. Mentalidade vencedora. Ele é uma das pessoas que me apoiavam, me davam suporte, quando eu não estava bem. Quando ele se foi, há três anos, isso me machucou. Ele se tornou uma lenda com essa camiseta 24 nos Lakers e é muito simbólico para mim”, explicou Djokovic.